Identificação e análise das unidades de paisagem do Parque Estadual da Serra do Rola Moça e Estação Ecológica de Fechos, Quadrilátero Ferrífero - Minas Gerais

  • Luiza Hoehne
  • Maria Marcia Magela Machado
Palavras-chave: Parque Estadual da Serra do Rola-Moça; Estação Ecológica de Fechos; Unidades de Paisagem; Modelagem Ambiental; Mineração de Dados.

Resumo

O Quadrilátero Ferrífero (QF) localiza-se na porção centro-sudeste de Minas Gerais, Brasil. Nesta região existe um número elevado de áreas protegidas, categorizadas como Unidades de Conservação (UC) de Proteção Integral ou de Uso Sustentável. Dentre estas, tomou-se como área de estudo neste trabalho o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça (PESRM) e a Estação Ecológica de Fechos (EEF) visando identificação e delimitação de Unidades de Paisagem (UPs). A metodologia foi baseada na interação dos elementos constitutivos da paisagem e utilização de processo de mineração de dados para buscar padrões que pudessem definir espacialmente essas UPs. Foram combinadas as seguintes variáveis: densidade hidrográfica, hipsometria, declividade, geologia, litologia, relevo, uso da terra, pedologia e zoneamento. As 2271 combinações geradas foram submetidas a um processo de mineração de dados com classificação baseada em árvore de decisão utilizando o algoritmo J48. A classificação apresentou taxa de acerto total de 94.69% indicando um excelente desempenho de acordo com o índice Kappa. Foram identificadas quatro Unidades de Paisagem.

Publicado
2019-12-03