Cidade e cinema
ensaio sobre a presença
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-549X..24473Palavras-chave:
Cidade, cinema, presentificação, sentidoResumo
Estudo da cidade no cinema. Reflexão à respeito da arte cinematográfica como possibilidade de leitura e interpretação das cidades. Nossa intenção principal é compreender como acontece a constituição do sentido da cidade, a partir das suas presentificações no cinema. O fio condutor do estudo se desenvolve a partir da problematização e da articulação do conceito de presentificação. A estratégia metodológica adotada está ancorada em duas abordagens reconhecidas no campo científico e filosófico, a saber: a fenomenologia (como Escola Filosófica) e os aportes dos filósofos G. Deleuze e F. Guattari. Compreendemos que a cidade de cada um de nós é co-extensiva ao nosso modo de ser/estar no mundo. No mesmo sentido, apreendemos a experiência do cinema (tanto no sentido do fazer ou assistir) como uma expressão do ser no mundo e, simultaneamente, como maneira de constituí-lo. A cidade no cinema também é um encontro, um modo particular de organizar a nossa própria experiência em descrições, sendo um desdobramento de múltiplas determinações e possibilidades. Nesse contexto, perceber a cidade sob a ótica do cinema, implica em considerar a intersubjetividade e intencionalidade na apreensão e na articulação de suas variadas expressões. Nesse estudo, como experimentação, desdobramos os modos de ver a Paris em Midnight in Paris (Allen, 2011).
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Referências
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Filmografia
Midnight in Paris/ Meia-noite em Paris. Direção: Woody Allen. Estados Unidos, 2011. Filme (93 min.)
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