A percepção ambiental enquanto ferramenta para pensar o meio no ensino de geografia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-549X.2021.25205Palavras-chave:
ensino de geografia, percepção ambiental, práticas sustentáveis, Macaíba/RNResumo
O presente artigo é resultante de uma série de atividades de caráter socioambiental realizadas na Escola Municipal José Arinaldo Alves, localizada no município de Macaíba/RN, com alunos do 6º ano do ensino fundamental II. O objetivo da atividade foi verificar a capacidade de apreensão dos alunos sobre o espaço geográfico no qual estão inseridos, e propiciar aos alunos a compreensão do seu papel enquanto cidadão e agentes transformadores da realidade. A metodologia utilizada teve por base a pesquisa bibliográfica, o uso de imagem como recurso metodológico e a aplicação empírica. Os resultados obtidos demonstram que o uso de imagens enquanto recurso metodológico auxiliou os alunos na percepção da realidade socioambiental na qual estão inseridos. Os alunos se envolveram de forma efetiva na atividade, o que pode ser apreendido através do engajamento nas ações e nos debates sobre as possibilidades de preservação do meio ambiente por meio de práticas sustentáveis individuais e coletivas.
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