A diversão da cultura

a política da geografia cultural

Autores

  • João Souza UNICAMP

Palavras-chave:

nova geografia cultural, virada cultural, política, economia política, cultural turn

Resumo

Os anos 1980 e 1990 testemunharam a emergência de uma nova geografia cultural, primeiramente como uma reação ao poder que o marxismo e a economia política adquiriram no campo da geografia a partir dos anos 1970, mas também refletindo as transformações mais amplas do capitalismo tardio. Colocando em questão a prioridade dada ao reino da produção da análise geográfica, essa nova geografia cultural mudou a sua ênfase, em vez disso, para questões relativas ao consumo, à representação e à identidade. Este artigo possui três objetivos básicos. Primeiro, intenciona ser uma avaliação do papel político que a “nova geografia cultural” realizou na geografia anglo-americana. Segundo, busca sugerir caminhos nos quais, dentro do contexto geográfico, o conceito de cultura pode ser resgatado de si mesmo. Finalmente, visa repensar as conexões entre políticas culturais e economia política.

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Referências

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Publicado

2021-07-02

Como Citar

Souza, J. (2021). A diversão da cultura: a política da geografia cultural. Revista Geografias, 29(1), 331–347. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/geografias/article/view/34477

Edição

Seção

Dossiê de traduções: Neil Smith e a história da Geografia anglo-saxã