Investimentos do agronegócio ao futebol brasileiro
patrocínios esportivos no ano de 2023
DOI :
https://doi.org/10.35699/2237-549X.2024.48826Mots-clés :
Esporte, Negócios, Visibilidade, Marcas, Campeonato NacionalRésumé
Os montantes arrecadados pela cadeia produtiva do futebol são volumosos, incluindo as receitas com patrocínios. Esse segmento específico está diretamente relacionado ao interesse dos torcedores-consumidores, visibilidade que o clube alcança em competições esportivas e relevância crescente dos meios de comunicação e mídias na divulgação de conteúdos especializados. Nesse sentido, este artigo objetivou identificar quais foram as representantes do agronegócio que investiram em patrocínio esportivo junto aos clubes disputantes das séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2023. Metodologicamente a investigação recorreu à revisão bibliográfica e pesquisa nos sites dos 40 clubes participantes das duas divisões do certame nacional. Os resultados apontaram para investimentos diversificados, advindos de setores desde o fornecimento de insumos agrícolas (pré-porteira) até empresas dos segmentos de bebidas, alimentos e comercialização (pós-porteira). Os dados mostram que os aportes oriundos dos agronegócios refletem a importância desse setor da economia nacional e, concomitantemente, projetam oportunidades para divulgação de marcas especificas e do conjunto dessas atividades no país.
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