HEIDEGGER E PAULO: A MODALIDADE DE VIDA AUTÊNTICA (WIE) E A TEMPORALIDADE ESCATOLÓGICA NA APROPRIAÇÃO FENOMENOLÓGICA DA PROCLAMAÇÃO DA PARUSIA

Autores

  • Bento Silva Santos Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Parusia, temporalidade, kairós, facticidade, Cristianismo das origens, fé

Resumo

O artigo trata da apropriação fenomenológica das epístolas aos Tessalonicenses levada a termo por Martin Heidegger em sua prelação do semestre de inverno de 1920-1921 intitulada “Introdução à Fenomenologia da Religião” (WS), quando era assistente de Edmund Husserl na Universidade de Freiburg (1919-1923). A preleção foi publicada pela primeira vez no quadro da Edição Integral (Gesamtausgabe = GA) das obras de Heidegger em 1995. No artigo considerarei especialmente a noção de temporalidade escatológica a partir da análise do fenômeno cristão da parusia fora do contexto do sercrente e de sua consequente fundamentação teológica. Portanto, a proposta do presente estudo sobre o jovem Heidegger consistirá, em primeiro lugar, no “status quaestionis” da pesquisa sobre a referida preleção acadêmica e sua relação com o Denkweg de Heidegger. Em segundo lugar, destacarei a peculiaridade da leitura das epístolas de Paulo no contexto de uma abordagem
fenomenológica a partir do conceito de “pré-compreensão” (Vorverständnis) no sentido de que há um sentido a ser procurado em um fenômeno sem ainda determiná-lo teoricamente. Esta categoria metodológica indica um horizonte para o qual é preciso avançar realizando uma metamorfose do si (Selbst) (e não simplesmente preenchendo a intuição). Em terceiro lugar, examinarei o §26 da segunda parte da mesma preleção acadêmica que versa sobre a “expectativa da parusia” (Die Erwartung der Parusie) no Cristianismo das Origens para explicitar especialmente as conexões entre historicidade e modalidade da vida autenticamente vivida (o como [Wie] da existência), bem como a estrutura da temporalidade vivida pelo Cristianismo das origens: “a experiência fática da vida é histórica. A religiosidade cristã vive a temporalidade como tal”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, G.“O tempo que resta. Um comentário à Carta aos Romanos”. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

ARDOVINO, A. “Heidegger. Esistenza ed effettività. Dall'ermeneutica dell'effettività all'analitica esistenziale (1919-1929)”. Milano: Guerini e Associati, 1998.

ARRIEN, S.-J., CAMILLERI, S. (éd.). “Le jeune Heidegger 1909-1926”. Paris: J. Vrin, 2011.

ARRIEN, S.-J. “L’inquiétude de la pensée. L’herméneutique de la vie du jeune Heidegger (1919-1923)”. Paris: PUF, 2014.

_____.“Vie et histoire. Heidegger 1919-1923”. Philosophie (Paris/Minuit), Nr. 69, pp. 51-52, 2001.

_____.“Foiet indication formelle. Heidegger, lecteur de saint Paul (1920-1921)”. In: ARRIEN, S.-J., CAMILLERI, S. (éd.), pp. 155-172, 2011.

BARASH, J. A. “Martin Heidegger and the Problem of Historical Meaning”. Den Haag: Nijhoff, 1988.

______. “Heidegger e o seu século – Tempo do Ser, Tempo de história”. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

_____.“Theology and the Historicity of Faith in the Perspective of the Young Martin Heidegger”. In: McGRATH, S. J., WIERCINSKI, A. (ed.). A Companion to Heidegger’s Phenomenology of Religious Life. Amsterdam & New York: Rodopi, 2010. pp. 93-113.

BREJDAK, J. “Philosophiacrucis. Heideggers Beschäftigung mit dem Apostel Paulus”. Peter Lang: Frankfurt am Main, 1996.

CAMILLERI, S. “Phénoménologie de la religion et herméneutique théologique dans la pensée du jeune Heidegger”. Dordrecht: Springer, 2008.

_____.“Heidegger et les grandes lignes d’une phénoménologie herméneutique du christianisme primitif”. Dordrecht: Springer, 2017.

CAMPBELL, S. M. “The Early Heidegger’s Philosophy of Life. Facticity, Being, and Language”. New York: Fordham University Press, 2012.

CARBONE, G. “La questione del mundo nei primi corsi friburghesi di Martin Heidegger". Milano: Mimesis Edizioni, 2017.

CIOCAN, C. “Heidegger et le problème de la mort: existentialité, authenticité, temporalité”. Dordrecht: Springer, 2014.

CROWE, B. D. “Heidegger’s Religious Origins. Destruction and Authenticity”. Indiana: Indiana University Press, 2006.

_____. “Heidegger’s Phenomenology of Religion. Realism and Cultural Criticism”. Bloomington/Indianapolis: Indiana University Press, 2008.

DIETER, T. “Die Zeit des Selbst und die Zeit danach”. Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 1990.

FAGNIEZ, G. “Remarques sur le “sens du sens” chez le jeune Heidegger”. Philosophiques, Québec, Nr. 44/2, pp. 354-355, 2017.

FERNANDES, M.A.“Heidegger e o método da explicação fenomenológica das cartas de Paulo”. Reflexão (PUC-Campinas), Vol. 41, Nr. 1, pp. 95-111, 2016.

FISCHER, M. “Religiöse Erfahrung in der Phänomenologie des frühen Heidegger”. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 2013.

FLOYD, G. P. “Proclamation of the Words. Heidegger’s Retrieval of the Pauline Language of Factical Life”. In: S. CAMILLERI; G. FAGNIEZ, CH. GAUVRY (eds.). “Heideggers Hermeneutik der Faktizität”. Nordhausen: Verlag TraugottBautz GmbH, 2018.

GERHARD, R. “Am Ursprunf der Zeit. Studiezu Martin Heideggersphänomenologischem zugangzurchristlichen Religion in den ersten ‘Freiburger Vorlesugen’”. Berlin: Duncker & Humblot, 1997.

GREISCH, J. “L’Arbre de vie et l’Arbre du savoir. Les racines phénoménologiques de l’herméneutique heideggerienne (1919-1923)”. Paris: Cerf, 2000.

GRUPILLO, A. “Fenomenologia da vida religiosa: história e método na interpretação das epístolas paulinas do jovem Heidegger”. Numen: revista de estudos e pesquisa da religião, Juiz de Fora, Vol. 17, Nr. 2, pp. 73-98, 2014.

HEBECHE, L. “O escândalo de Cristo: ensaio sobre Heidegger e São Paulo”. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.

HEIDEGGER, M. “Anmerkungenzu Karl Jaspers' Psychologie der Weltanschauungen”. In: _____. Wegmarken. (Gesamtausgabe [= GA] 9). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1976. pp. 1-44.

_____ “Notas sobre a “psicologia das visões de mundo” de Karl Jaspers (1919/1921)”. In: _____. Marcas do caminho. Tradução brasileira de E. P. Giachini e E. Stein. Petrópolis: Vozes, 2008. pp. 11-55.

_____. “Unterwegs zur Sprache (1950-1959)” (GA 12). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, pp. 227-258. A edição original remonta ao ano de 1959 com a publicação da conferência em Neske Pfullingen: Günther Verlag, 2018.

_____. “Die Idee der Philosophie und das Weltanschauungsproblem (Kriegsnotsemester 1919)”. In: _____. Zur Bestimmung der Philosophie. (GA 56/57). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1999. pp. 1-117.

_____. (1993). “Grundprobleme der Phänomenologie [Wintersemester 1919/20]” (GA 58). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 22010.

_____. (1993b). “Phänomenologie der Anschauung und des Ausdrucks. Theorie der philosophischen Begriffsbildung [SS 1920]” (GA 59). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 22007.

_____. (1995). “Phänomenologie des religiösen Lebens [WS 1920/1921]” (GA 60). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 22011, especialmente a preleção intitulada “Einleitung in die Phänomenologie der Religion”. In: _____. “Phänomenologie des religiösen Lebens”. (GA 60), pp. 1-156.

_____. (2010). “Fenomenologia da Vida Religiosa”. Tradução brasileira de E. P. Giachini, J. Ferrandin e R. Kircher. Petrópolis/Bragança Paulista: Vozes/Ed. Universitária São Francisco, 22014.

_____. (1985). “Phänomenologische Interpretationen zu Aristoteles. Einführung in die phänomenologische Forschung [WS 1921/1922]” (GA 61). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1985 (21994).

_____.“Ser e Tempo”. Edição em alemão e português. Trad., organização, nota prévia, anexos e notas por F. Castilho. São Paulo-Petrópolis: Ed. Unicamp-Vozes, 2012.

IMDAHL, G. “Das Lebenverstehen. Heideggers formal anzeigende Hermeneutik in den frühen Freiburger Vorlesungen, 1919 bis 1923”. Würzburg: Königshausen & Neumann, 1997.

JUNG, M., REGEHLY, R. H. “Nachwort der Herausgeber der Vorlesung Wintersemester 1920/1921”. In: HEIDEGGER, 1995 (GA 60), pp. 339-343.

JOLLIVET, J. “La notion de ‘destruction’ chez le jeune Heidegger: De ‘la critique historique’ à la ‘destruction de l’histoire de l’ontologie’”. Horizons philosophiques, Vol. 14, Nr. 2, pp. 81-104, 2004.

KIRCHNER, R. “Heidegger: da filosofia fenomenológica à fenomenologia da religião”. Numen: revista de estudos e pesquisa da religião, Juiz de Fora, Vol. 17, Nr. 2, pp. 135-168,2014.

KISIEL, T. “The Genesis of Heidegger’s ‘Being and Time’”. Berkeley/Los Angeles/London: University California Press, 1993.

______. “L’indication formalle de la facticité: sa genèse et sa transformation”. In: COURTINE, J.-F. (ed.). Heidegger 1919-1929. Paris: J. Vrin, 1996. pp. 205-219.

______. (2010). “Note for a Work on the ‘Phenomenology of Religious Life’ (1916-1919)”. In: McGRATH, S. J., WIERCINSKI, A. (ed.). A Companion to Heidegger’s Phenomenology of Religious Life. Amsterdam & New York: Rodopi, 2010. pp. 309-328.

KIM, I.-S. “Phänomenologie des faktischen Lebens. Heideggers formal anzeigende Hermeneutik (1919-1923)”. Frankfurt/M., Berlin, Bern, New York, Paris, Wien: Peter Lang, 1988.

LARALÓPEZ, F. “Phänomenologie der Möglichkeit. Grundzüge der Philosophie Heideggers 1919/1923”. Freiburg/München: Alber, 2008.

_____. “O conceito de fenômeno no jovem Heidegger”. Ekstasis: revista de hermenêutica e fenomenologia, Vol. 7, Nr. 1, pp. 181-199, 2018.

LEHMANN, K. “Metafisica, filosofia trascendentale e fenomenologia nel primo Heidegger (1912-1916)”. In: POGGI, P., TOMASELLO, P. (a cura di). Martin Heidegger. Ontologia, Fenomenologia, Verità. Milano: Edizioni Universitarie di Lettere Economia Diritto, 1995. pp. 55-93.

_________.“Christliche Geschichtserfahrung und ontologische Frage beim jungen Heidegger”. Philosophisches Jahrbuch, Nr. 74, pp.126-153, 1966.

MATTHIAS, J. “Das Denken des Seins und der Glaube an Gott – Zum Verhältnis zwischen Philosophie und Theologie im Denken Martin Heideggers”. Würzburg: Königshausen & Neumann,1990.

McGRATH, S. J. “Heidegger and Medieval Philosophy. A Phenomenology for the Godforsaken”. Washington D. C.: American Catholic Press, 2006.

McGRATH, S. J., WIERCINSKI, A. (ed.). “A Companion to Heidegger’s Phenomenology of Religious Life”. Amsterdam & New York: Rodopi, 2010.

PALMEIRO, T.M. “Intencionalidade e a transposição do pensamento”. Revista Natureza Humana, São Paulo, Vol. 21, Nr. 1, pp. 1-12, 2019.

PÖGGELER, O. “Der Denkweg Martin Heideggers”. Stuttgart: Neske,1963.

QUESNE, Ph. “Les Recherches philosophiques du jeune Heidegger”. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2003.

SAVARINO, L. “Heidegger e il cristianesimo (1916-1927)”. Napoli: Liguori Editore, 2001.

SERBAN, C. “La Phénoménologie de la vie religieuse du jeune Heidegger: une mise em perspective”. Archives de sciences sociales des religions, Nr. 171, pp. 220-222, 2015.

_____. “Phénoménologie de la possibilité : Husserl et Heidegger”. Paris: PUF, 2016.

_____.“Le vécu: acte, accomplissement ou événement?”. In: S. Camilleri, G. Fagniez, CH. Gauvry (éds.). Heideggers Hermeneutik der Faktizität, pp. 99-112, 2018.

SHEEHAN, T. “Heidegger’s ‘Introduction to the Phenomenology of Religion’ 1919-1921”. The Personalist, Vol. 60/3, pp. 312-324, 1979.

SOMMER, Ch. “Heidegger, Aristote, Luther”. Paris: PUF, 2005.

STAGI, P. “Der faktische Gott. Selbstwelt und religiöse Erfahrung beim jugen Heidegger”. Würzburg: Königshausen & Neumann, 2007.

SURACE, V. “L'inquietudine dell'esistenza. Le radici luterane dell'ontologia della vita di Martin Heidegger”. Milano: Mimesis, 2014.

THOMÄ, D. “Die Zeit des Selbst und die Zeitdanach. Zur Kritik der Textgeschichte Martin Heideggers 1910-1976”. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1990.

VAN BUREN, J. “The Young Heidegger Rumor of the Hidden King”. Bloomington-Indianapolis: Indiana University Press, 1994.

VICARI, D. “Ontologia dell'esserci. La riproposione della ‘questione dell'uomo’ nello Heidegger del primo periodo friburghese”. Zamorani: Torino, 1996.

WIERCINSKI, A. “Heidegger’s Atheology: The Possibility of Unbelief”. In: McGRATHWIERCINSKI, 2010. pp. 149-178.

ZABOROWSKI, H. A. “Genuinely Religiously Orientated Personality: Martin Heidegger and the Religious and Theological Origins of this Philosophy”. In: McGRATHWIERCINSKI, 2010, pp. 3-19.

ZACCAGNINI, M. “Christentum des Endlichkeit. Heideggers Vorlesungen: Einleitung in die Phänomenologie der Religion”. Münster/Hamburg/London: LIT Verlag, 2003.

Downloads

Publicado

08-06-2021

Como Citar

SILVA SANTOS, B. HEIDEGGER E PAULO: A MODALIDADE DE VIDA AUTÊNTICA (WIE) E A TEMPORALIDADE ESCATOLÓGICA NA APROPRIAÇÃO FENOMENOLÓGICA DA PROCLAMAÇÃO DA PARUSIA. Revista Kriterion, [S. l.], v. 61, n. 147, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/kriterion/article/view/34450. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos