UM ESTUDO SOBRE A LINGUAGEM DA CATEGORIA DA OBRA

Autores

Palavras-chave:

Obra., Linguagem, Violência, Eric Weil

Resumo

Na Lógica da filosofia de Eric Weil, a obra aparece como ruptura com o absoluto, atitude da violência pura, cuja oposição se realiza pelo agir, portanto, é muda. E mesmo assim, essa atitude possui uma linguagem. Nosso objetivo é compreender como essa contradição é possível, caracterizando a linguagem da qual a obra faz uso. Para tanto, propomos uma pesquisa dividida em três seções. Na primeira, apresentamos a distinção entre linguagem e discurso conforme entendido por Weil. Assim surge o recurso por meio do qual se entende o empréstimo de um discurso à violência, o que permite acessar sua linguagem.
Na segunda seção propomos uma divisão da linguagem da obra em três níveis: do fenômeno, da formalidade e da forma. Nessa seção também discutimos um exemplo da formalidade com a categoria da condição. Na terceira seção, propomos seis traços que constituem o terceiro nível da linguagem da obra: mito, metáfora, sentimento, serventia, proposição e imperativo. Finalizamos com uma revisão dos aspectos trabalhados à luz da mentira e com a proposta de um imperativo que se opõe ao imperativo da obra, portanto, à sua linguagem.

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Publicado

02-10-2023

Como Citar

SOARES, D. UM ESTUDO SOBRE A LINGUAGEM DA CATEGORIA DA OBRA. Revista Kriterion, [S. l.], v. 64, n. 155, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/kriterion/article/view/40551. Acesso em: 16 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos