LABIRINTOS DA MEMÓRIA: A MINHA GERAÇÃO E O DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

Autores

  • Ivan Domingues Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Departamento de Filosofia da UFMG, Minha Geração, Graduação e Ambiente do Departamento nos Anos 70, Criação do Mestrado, Mudança para o Campus, Criação do Doutorado, Questão da Memória

Resumo

O artigo fornece a avant-première da celebração dos oitenta anos da Faculdade bem como do Departamento, criados ao mesmo tempo em 1939 e federalizados em 1949. Mais especificamente, trata-se de um exercício memorialístico, consistindo em minhas lembranças pessoais, organizadas em torno de quatro tópicos: [i] a minha chegada ao Departamento para fazer a graduação, na velha FAFICH, na rua Carangola, em 1971; [ii] o ambiente do Departamento nos anos 70 e 80, quando o Mestrado foi criado e o Curso de Graduação puxava o carro, havendo grande abertura para atividades de extensão; [iii] a criação do Doutorado nos anos 90, as mudanças de escala das atividades do Departamento, os feitos mais importantes da nossa Pós e os principais desafios da atualidade; [iv] a questão da Memória do Departamento, a precariedade dos registros, a corrosão das lembranças pessoais, as iniciativas em curso para preservá-las e a necessidade de criar a sala da memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-01-2021

Como Citar

DOMINGUES, I. LABIRINTOS DA MEMÓRIA: A MINHA GERAÇÃO E O DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA. Revista Kriterion, [S. l.], 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/kriterion/article/view/29110. Acesso em: 18 abr. 2024.