O Jogo, o Esporte e o Lazer na Constituição do Ideário Ambiental

  • Cae Rodrigues Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: Meio Ambiente, Educação Física e Treinamento, Educação, Atividades de Lazer.

Resumo

 

Distintos discursos relacionados à problemática socioambiental emergem como consequência da inserção da dimensão ambiental em diferentes campos do conhecimento. Levando em consideração a força histórica do jogo, do esporte e do lazer como fenômenos socioculturais no campo da educação física, o objetivo desse artigo é analisar como esses fenômenos influenciam a constituição do ideário ambiental partindo dos discursos que emergem nas relações entre o campo da educação física e o campo ambiental. Para tanto, o corpus de análise foi composto por produções científicas que abordam a inserção da dimensão ambiental na educação física no Brasil. De maneira geral, os resultados da Análise Textual Discursiva sobre o corpus da pesquisa evidenciaram que as influências dos jogos, esportes e atividades em contextos de lazer na constituição do ideário ambiental se manifestam de maneira ainda bastante rudimentar.

Games, Sports, Leisure and the Constitution of the Environmental Ideal


Distinct discourses related to the socioenvironmental issue emerge from the insertion of the environmental dimension in different fields of knowledge. Considering the historical force of games, sports and leisure as sociocultural phenomena in the field of physical education, the aim of this article is to analyze how these phenomena influence the constitution of environmental ideals considering, more broadly, discourses that emerge from dialogues between the physical education and the environmental fields. To this end, the corpus of analysis comprised articles in scientific journals that address the insertion of the environmental dimension in physical education in Brazil. In general, the results of the Discursive Textual Analysis on the researched corpus showed that the influence of games, sports and activities in leisure contexts in the constitution of environmental ideals is still quite rudimentary.

 

 

Biografia do Autor

Cae Rodrigues, Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe

-Professor Dr. FEF/UFS
-Diretor Científico da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
-Membro Associado Internacional do Education, Environment and Sustainability Faculty Research Group (Monash)
-Pesquisador da Linha Estudos Socioculturais do Lazer do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (UFSCar)
-Sócio da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL)
-Sócio-fundador da empresa Jacaré Ki Pira Eventos & Lazer (www.jacarekipira.com.br)
-Membro do Grupo de Estudos em Formação de Professores, Ambientalização Curricular e Educação em Ciências (UFSCar)

Publicado
2015-05-08
Seção
Artigos Originais