O Jogo, o Esporte e o Lazer na Constituição do Ideário Ambiental

Autores

  • Cae Rodrigues Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1074

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Educação Física e Treinamento, Educação, Atividades de Lazer

Resumo

 

Distintos discursos relacionados à problemática socioambiental emergem como consequência da inserção da dimensão ambiental em diferentes campos do conhecimento. Levando em consideração a força histórica do jogo, do esporte e do lazer como fenômenos socioculturais no campo da educação física, o objetivo desse artigo é analisar como esses fenômenos influenciam a constituição do ideário ambiental partindo dos discursos que emergem nas relações entre o campo da educação física e o campo ambiental. Para tanto, o corpus de análise foi composto por produções científicas que abordam a inserção da dimensão ambiental na educação física no Brasil. De maneira geral, os resultados da Análise Textual Discursiva sobre o corpus da pesquisa evidenciaram que as influências dos jogos, esportes e atividades em contextos de lazer na constituição do ideário ambiental se manifestam de maneira ainda bastante rudimentar.

 

 

 

 

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Publicado

2015-05-08

Como Citar

Rodrigues, C. (2015). O Jogo, o Esporte e o Lazer na Constituição do Ideário Ambiental. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 18(1), 29–55. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1074

Edição

Seção

Artigos Originais