O Samba no Terreiro

Música, Corpo e Linguagem como Prática Cultural – Apontamentos para o Campo do Lazer

Autores

  • Bruno Silva Nigri

Palavras-chave:

Samba, Candomblé, Lazer, Conhecimento

Resumo

O que uma discussão em torno do samba no contexto do candomblé pode fornecer de subsídios para a construção do conhecimento no campo acadêmico do Lazer é o tema apresentado nesta dissertação. Essa etnografia consolida-se a partir de dois movimentos. Um que busca o diálogo com o campo do lazer, problematizando um olhar hegemônico produzido neste campo acadêmico e sugerindo novas perspectivas de abordagem acerca de seus entendimentos. Para esse diálogo são tomados como referências os elementos mito, festa e sacralidade, a partir dos quais se constrói um debate relacionado ao contexto investigado. O outro movimento promove uma descrição do samba produzido no candomblé, tomando-o como um elemento que registra diferentes sentidos em um modo singular de produção da vida, o do povo-de-santo. A descrição do samba no terreiro se conforma a partir de um acesso ao contexto de pesquisa, revelado por entrevistas com pessoas ligadas às religiões afro-brasileiras, e pela incursão em uma casa de candomblé de Angola na região metropolitana de Belo Horizonte.

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Publicado

2015-05-08

Como Citar

Nigri, B. S. (2015). O Samba no Terreiro: Música, Corpo e Linguagem como Prática Cultural – Apontamentos para o Campo do Lazer. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 18(1), 290. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/1085

Edição

Seção

Tome Ciência