A Formação Profissional em Lazer na Cidade de Belém e o Olhar Discente
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1159Palavras-chave:
Atividades de Lazer, Educação Física e Treinamento, Desenvolvimento de PessoalResumo
Este artigo objetiva analisar o entendimento de lazer sustentado pelos acadêmicos que cursaram, em 2011, o último semestre de Educação Física nas Universidades Públicas da Cidade de Belém e identificar se as disciplinas sobre lazer, frequentadas na graduação, atenderam as expectativas profissionais dos alunos. Participaram da pesquisa 12 discentes, sendo 7 estudantes da Universidade do Estado do Pará – UEPA e 5 da Universidade Federal do Pará – UFPA. As falas produzidas pelos acadêmicos foram capturadas a partir de entrevista semiestruturada com posterior análise por meio da Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Com esta pesquisa, constatou-se que 58,33% dos alunos apresentaram um entendimento funcionalista do lazer e 25% indicou a necessidade de ampliação de discussões sobre o lazer no currículo das instituições investigadas.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli; LÜDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
CAMPOS, Emerson Araújo de; ALENCAR, Joelma Monteiro. Lazer e Educação Física: encontros e desencontros entre formação e transformação. In: ARAÚJO, Patrícia de (Org.) Lazer, Formação e Meio Ambiente: Subsídios para as políticas públicas em Belém do Pará. Rio de Janeiro: Lecsu, 2013. p. 251-267.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 5 out. 1988. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso em: 25. jan. 2010.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2005.
DUARTE, Rosália. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 115, p. 139-154, 2002.
GOMES, Cristiane Luce. Significados de recreação e lazer no Brasil: reflexões a partir da análise de experiências institucionais (1926-1964). 2003. 322f. Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.
________. Lazer, Trabalho e Educação: relações Históricas, questões contemporâneas. Belo Horizonte: Ed. UFMG: CELAR-DEF/UFMG, 2010.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2010.
ISAYAMA, Helder Ferreira. Recreação e Lazer como integrantes de currículos dos cursos de graduação em Educação Física. 2002. 205f. Tese (Doutorado em Educação Física)- Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.
________. Recreação e lazer na formação profissional em Educação Física: reflexões sobre o currículo. In: WERNECK, C. L.; ISAYAMA, H. F. (Org.). Lazer, recreação e educação física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 173-214.
ISAYAMA, Helder Ferreira. Atuação do Profissional de Educação Física no âmbito do Lazer: a Perspectiva da Animação Cultural. Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.407-413, abr./jun. 2009. Disponível em: http://clubedosrecreadores.com/clubeintelectual/22.pdf, Acesso em: 22 Nov. 2014.
________. Formação Profissional no âmbito do lazer: desafios e perspectivas. In: ISAYAMA, Helder (Org.). Lazer em Estudo: currículo e formação profissional. Campinas: Papirus, 2010. p. 9-25.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e Educação. Campinas: Papirus, 1987.
________. Subsídios para uma política pública de lazer: o papel da administração municipal. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org.). Políticas públicas de lazer. Campinas: Editora Alínes, 2008. p. 11-16.
________. A relação teoria e prática na formação profissional em lazer. In: ISAYAMA, Helder (Org.). Lazer em Estudo: currículo e formação profissional. Campinas: Papirus, 2010. p. 59-85.
MASCARENHAS, Fernando. O lazer como prática da liberdade: uma proposta educativa para a juventude. Goiânia: Ed. UFG, 2004.
________. Outro lazer é possível! Desafio para o esporte e lazer da cidade. In: Lino Castellani Filho. (Org.). Gestão pública e política de lazer: formação de agentes sociais. 1ed.Campinas: Autores Associados, 2007, v. , p. 17-40.
MELO, Victor Andrade de. Lazer e educação Física: Problemas historicamente construídos, saídas possíveis – um enfoque na formação. In: WERNECK, C. L.; ISAYAMA, H. F. (Org.). Lazer, recreação e educação física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 57- 76.
MONTENEGRO, Gustavo Maneschy . Conhecimento sobre o lazer na formação de professores de Educação Física: um olhar sobre os cursos superiores das universidades públicas em Belém/PA. 2012. 190f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.
________. Conhecimento sobre o lazer nos cursos de Educação Física de Belém-PA. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. 133p.
MOREIRA, Wagner Wey; SIMÕES, Regina; PORTO, Eliene. Análise de Conteúdo: técnica de elaboração e análises de unidades de significado. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília, v. 13, n. 4, p. 107-114, out. 2005.
NÓVOA, Antônio. Formação de Professores e Profissão Docente. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Os Professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p.15-33.
________. O regresso dos Professores, 2007. Disponível em:<http://escoladosargacal.files.wordpress.com/2009/05/regressodosprofessoresantoniono voa.pdf.> Acesso em: 02 Fev. 2010.
NÓVOA, Antônio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão, 2008. Disponível em:<http://www.revistaeducacion.mec.es/re350/re350_09por.pdf.> Acesso em: 02 de Fevereiro de 2010.
PINTO, L. M. de M. Políticas Publicas de Lazer no Brasil: uma história a contar. In: MARCELLINO, N. C. (Org.). Políticas públicas de lazer. Campinas: Editora Alínes, 2008. P. 79-95.