A Formação Profissional em Lazer na Cidade de Belém e o Olhar Discente

Autores

  • Gustavo Maneschy Montenegro Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1159

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Educação Física e Treinamento, Desenvolvimento de Pessoal

Resumo

Este artigo objetiva analisar o entendimento de lazer sustentado pelos acadêmicos que cursaram, em 2011, o último semestre de Educação Física nas Universidades Públicas da Cidade de Belém e identificar se as disciplinas sobre lazer, frequentadas na graduação, atenderam as expectativas profissionais dos alunos.  Participaram da pesquisa 12 discentes, sendo 7 estudantes da Universidade do Estado do Pará – UEPA e 5 da Universidade Federal do Pará – UFPA.  As falas produzidas pelos acadêmicos foram capturadas a partir de entrevista semiestruturada com posterior análise por meio da Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Com esta pesquisa, constatou-se que 58,33% dos alunos apresentaram um entendimento funcionalista do lazer e 25% indicou a necessidade de ampliação de discussões sobre o lazer no currículo das instituições investigadas.

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Publicado

2015-12-04

Como Citar

Montenegro, G. M. (2015). A Formação Profissional em Lazer na Cidade de Belém e o Olhar Discente. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 18(4), 134–155. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1159

Edição

Seção

Artigos Originais