Histórias em Quadrinhos de Super-Heróis

Educação para o Lazer a Partir de Elementos da Contemporaneidade

Autores

  • Silvio Rossi Filho Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Milena Avelaneda Origuela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Cinthia Lopes da Silva Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1246

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Educação, Meios de Comunicação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar uma história em quadrinhos de super-heróis, tendo como finalidade a educação para o lazer a partir de elementos da contemporaneidade no âmbito escolar. As histórias em quadrinhos são ao mesmo tempo arte e produção midiática. Tais histórias podem ser uma opção de atividade de lazer para pessoas de diferentes idades e regiões, sendo fundamental uma ação educativa para que os leitores tenham uma atitude ativa diante das imagens e mensagens dos quadrinhos. Foi realizada revisão de literatura e pesquisa documental, caracterizando este estudo como qualitativo. A análise resultou em cinco temas para serem discutidos na escola, relacionados à contemporaneidade: 1) a compreensão do tempo e a velocidade que ocorrem os fatos na sociedade contemporânea, 2) as novas tecnologias, 3) a construção cultural do corpo 4) o imperialismo cultural e econômico controlado pelos Estados Unidos e 5) a questão dos valores (éticos e morais).

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Publicado

2016-06-01

Como Citar

Rossi Filho, S., Origuela, M. A., & Silva, C. L. da. (2016). Histórias em Quadrinhos de Super-Heróis: Educação para o Lazer a Partir de Elementos da Contemporaneidade. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 19(2), 260–293. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1246

Edição

Seção

Artigos Originais