Histórias em Quadrinhos de Super-Heróis
Educação para o Lazer a Partir de Elementos da Contemporaneidade
DOI :
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1246Mots-clés :
Atividades de Lazer, Educação, Meios de ComunicaçãoRésumé
Este trabalho tem como objetivo analisar uma história em quadrinhos de super-heróis, tendo como finalidade a educação para o lazer a partir de elementos da contemporaneidade no âmbito escolar. As histórias em quadrinhos são ao mesmo tempo arte e produção midiática. Tais histórias podem ser uma opção de atividade de lazer para pessoas de diferentes idades e regiões, sendo fundamental uma ação educativa para que os leitores tenham uma atitude ativa diante das imagens e mensagens dos quadrinhos. Foi realizada revisão de literatura e pesquisa documental, caracterizando este estudo como qualitativo. A análise resultou em cinco temas para serem discutidos na escola, relacionados à contemporaneidade: 1) a compreensão do tempo e a velocidade que ocorrem os fatos na sociedade contemporânea, 2) as novas tecnologias, 3) a construção cultural do corpo 4) o imperialismo cultural e econômico controlado pelos Estados Unidos e 5) a questão dos valores (éticos e morais).
Téléchargements
Références
ANSELMO, Z. A. História em quadrinhos. Petrópolis: Vozes, 1975.
AUGÉ M. Não lugares: Introdução a uma antropologia da supermodernidade. 9. ed. Campinas: Papirus; 2012.
BEIRAS, A. et al. Gênero e super-heróis: o traçado do corpo masculino pela norma. Psicologia & Sociedade, v. 19, n. 3, p. 62-67, 2007.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.
CARVALHO, D. Educação Está No Gibi. Campinas: Papirus, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 47. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GOOGLE IMAGENS. Disponível em: https://www.google.com/imghp?hl=pt-BR&gws_rd=ssl . Acesso em: 25 mai. 2015.
GUIA DOS QUADRINHOS. Garota-Aranha, 2012. Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/garota-aranha-(anya-sofia-corazon)/24184 . Acesso em: 15 mai. 2015.
HARVEY, D. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 1989.
KOFES, S. E sobre o corpo, não é o próprio corpo que fala? Ou, o discurso desse corpo sobre o qual se fala. In:
BRUHNS, H. Conversando sobre o corpo. São Paulo: Papirus, 1989.
LIGA DA JUSTIÇA PERSONAGENS. Disponível em: <http://www.cinemaemuitomais.com/wp-
content/uploads/2014/04/Render_Liga_da_justi_a_Marvel_Baixe_Renders.png> Acesso em: 25 mai. 2015.
_________. Lazer e educação. 12. ed. Campinas: Papirus, 2007.
MCCLOUD, S. Desvendando os Quadrinhos. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2005.
MINAYO, M. C. de S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social. Petrópolis: Vozes, 1994.
ORIGUELA, M. A. LOPES DA SILVA, C. O discurso da atividade física e saúde pela mídia: reflexões sobre a contemporaneidade. Revista CPAQV-Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, v. 5, n. 3, 2013.
QUIJANO, A. Colonialidad y modernidad/racionalidad. Perú indígena, v. 13, n. 29, p. 11-20, 1992.
REVISTA EM QUADRINHOS. A Teia do Homem-Aranha-13, A essência do medo. Roteiro de Paul; Arte Clayton Henry. São Paulo: Marvel & Panini Comics, junho de 2012.
SAID, E. W. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das letras, 2011.
SANTIAGO, P. R. D.; KAWAGUTI, N. C. Lazer e Tecnologias Contemporâneas. In: MELO, A. V.; SCHWARTZ, G. M.; NETO, F. A. Lazer e Tecnologia. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012.
SANTOS NETO, E. Dez considerações para professores que desejam trabalhar com histórias em quadrinhos. In: SANTOS NETO, E; SILVA, M. R. P. (Org.). Histórias em quadrinhos & educação: formação e prática docente. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), p.127-136. 2011.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Editora Cortez, 2007.
SIQUEIRA, D. C. O; VIEIRA, M. F. De comportadas a sedutoras: representações da mulher nos quadrinhos. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 5, n. 13, p. 179-200, 2008.
STENZEL, L. M. Obesidade: o peso da exclusão. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.
VIANA, A. J. Lazer e Internet: por uma estetização e politização das tecnologias. In: MELO, A.V.; SCHWARTZ, M. G.; NETO, F. A. Lazer e Tecnologia. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012.
VELOZO E. L. Cultura de movimento e identidade: a Educação Física na contemporaneidade. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2009.
VERGUEIRO, W. Uso das HQs no ensino. In: RAMA, A. et al. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Editora Contexto, p.7-30, 2014.
VIEIRA, M. Corpo, identidade e poder nos quadrinhos de super-heróis: um estudo de representações. In: SEMINÁRIO INTERNO PPGCOM, 2., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008.
_________. Mito e herói na contemporaneidade: as histórias em quadrinhos como instrumento de crítica social. Contemporânea, Bahia, n. 8, p. 78-90, 2007. Disponível em: http://www.contemporanea.uerj.br/pdf/ed_08/contemporanea_08_completa.pdf#page=80 Acesso em: 10 jan. 2014.
VILELA, T. Quadrinhos de aventura. In: VERGUEIRO, W. RAMOS, P. Quadrinhos na educação. São Paulo: Editora Contexto, 2009.