Um Quebra-Cabeça Denominado Escotismo

O Jogo Escoteiro como Peça Fundamental

Autores

  • Marcio Ferreira de Souza Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Cinthia Lopes da Silva Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1366

Palavras-chave:

Teoria do jogo, Atividades de Lazer, Educação Física e Treinamento

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os jogos escoteiros a partir da fundamentação teórica apoiada principalmente nas obras de autores estudiosos do jogo e do Movimento Escoteiro. Nosso principal questionamento é: qual a relação entre os jogos e a educação de crianças e jovens? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Verificamos que os jogos escoteiros são meios para a construção de valores e ensinam crianças e jovens a terem autoconhecimento e autocontrole. Conclui-se que os jogos escoteiros são elementos centrais na preparação dos sujeitos para a vida adulta, para que possam se ajustar às normas da sociedade.

 

 

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Publicado

2017-01-17

Como Citar

Souza, M. F. de, & Silva, C. L. da. (2017). Um Quebra-Cabeça Denominado Escotismo: O Jogo Escoteiro como Peça Fundamental. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 19(4), 439–462. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1366

Edição

Seção

Artigos de Revisão