A Rede de Dormir no Comércio Eletrônico
Mediações do Mercado na Experiência do Ócio e da Cultura Material
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.15314Palavras-chave:
Comércio Eletrônico, Rede de Dormir, Atividades de Lazer, Cultura MaterialResumo
Este artigo apresenta uma aproximação ao ócio a partir da cultura material, explorando a mediação feita pelo mercado como mecanismo de circulação e tradução da cultura. Em particular, o texto trata das relações contemporâneas entre o ócio e a rede de dormir a partir da análise das estratégias de empresas de comercio eletrônico internacional, de seus ambientes virtuais e das redes ofertadas. Por meio do conteúdo multimídia e dos comentários de outros usuários, cria-se uma experiência virtual da rede de dormir física, a qual é apresentada como um bem cultural sofisticado. As promessas de descanso e prazer veiculadas nos sites dependem, para se tornar concretas, de relações localizadas entre o usuário e o móvel. Os processos de circulação da rede retratam a plasticidade material e simbólica deste móvel, assim como a capacidade humana, e por extensão da indústria e do mercado global, para ressignificar os signos sociais.
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