Análise das Construções de Saberes dos Profissionais no Contexto do Programa BH em Férias

Autores

  • Lucilene Alencar das Dores Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Construção de Saberes, Lazer, Formação, Atuação Profissional

Resumo

A construção dos saberes dos profissionais é fruto de conhecimentos científicos, considerados aqueles adquiridos pelos processos de formação acadêmica e também de conhecimentos técnicos de saberes da ação, como aquelas habilidades adquiridas na experiência de vida, profissional e nas relações sociais. Este estudo tem por objetivo compreender como se constitui a construção de saberes dos profissionais que atuam em um programa que propõem às comunidades, durante o período das férias escolares, atividades de lazer que contemplem vivências culturais em jogos e brincadeiras, esportes e artes. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com oitos profissionais com formação em educação física, psicologia e serviço social e que atuam em um dos territórios que desenvolve o programa. A análise dos dados permitiu identificar que a formação acadêmica interfere nos processos de atuação profissional, uma vez que os profissionais recorrem à formação científica para apresentarem suas visões sobre o lazer e a maneira como formulam estratégias de ação no programa. Além disso, as experiências no ambiente de trabalho, familiar e as relações sociais são de fundamental importância para o enfrentamento dos problemas profissionais, considerando que essas vivências possibilitam construir saberes a partir do encontro com o outro.

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Publicado

2017-03-28

Como Citar

Dores, L. A. das. (2017). Análise das Construções de Saberes dos Profissionais no Contexto do Programa BH em Férias. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 20(1), 457. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/1603

Edição

Seção

Tome Ciência