Esporte e Lazer
Caracterização e Análise dos Grupos de Pesquisa no Brasil que Abordam tais Objetos
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.16274Palavras-chave:
Esportes, Atividades de Lazer, Grupos de PesquisaResumo
O presente artigo, de cunho exploratório, analisa a estruturação do subcampo formado pelos grupos de pesquisa em Esporte e Lazer cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP), em busca realizada no último dia do ano de 2016. Buscou-se examinar como os grupos são formados, onde estão localizados, os periódicos em que ocorrem suas produções e a vinculação dos líderes em programas de Pós-Graduação. Para tal, efetuou-se uma análise a partir das informações quantitativas fornecidas pelo DGP e currículos Lattes dos referidos líderes, subsidiados pela teoria dos campos do sociólogo Pierre Bourdieu. Conclui-se que os Grupos de Pesquisa em esporte e lazer apresentam íntima relação com a área da Educação Física, e estão distribuídos por todo o Brasil. Entretanto, a inexistência de uma cadeia de interdependência entre estes prejudica a compreensão mais precisa de como tem se desenvolvido o esporte e lazer no Brasil.
Downloads
Referências
AMARAL, S. C. F.; RIBEIRO, O. C. F.; SILVA, D. S. Produção científico-acadêmica em políticas públicas de esporte e lazer no Brasil. Motrivivência, Florianópolis, v. 26, n. 4, p. 27-40, 2014.
BARRA, A. O.; SILVA, S. A. P. S.; VITORINO, M. R. Panorama dos Grupos de Pesquisa em políticas públicas de esporte e lazer no Brasil presentes no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Licere, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 38-59, jan./mar. 2017.
BOURDIEU, P. Algumas propriedades dos campos. In: ______. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983a. p. 89-94.
______. Trabalhos e projetos. In: ORTIZ, R. Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983b. p. 38-45.
______. Questions de sociologie. Paris: Les Éditions de Minuit, 1984.
______. Espaço social e espaço simbólico. In: ______. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996. p. 13-33.
______. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia crítica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
______. Espaço social e espaço simbólico. In: ______. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 8 ed. Campinas: Papirus, 2008. p. 13-33.
CÁCERES, A. M.; GÂNDARA, J. P.; PUGLISI, M. L. Redação científica e a qualidade dos artigos: em busca de maior impacto. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, São Paulo, v. 23, n. 4, p. 401-406. 2011.
GABRIEL, B. J. et al. Revisão crítica da literatura brasileira sobre coberturas jornalísticas esportivas do futebol feminino. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, 2019. No prelo.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas. 2008.
GOMES, C. L.; MELO, A. V. Lazer no Brasil: trajetórias de estudos, possibilidades de pesquisa. Movimento, v. 9, n. 1, p. 23-44, jan./abr., 2003.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo da educação superior 2016: notas estatísticas. Rio de Janeiro: IBGE, 2006. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf Acesso em: 12 set. 2019.
MARINHO, A.; BARBOSA-RINALDI, I. P. Ginástica: reflexões sobre os Grupos de Pesquisa cadastrados no diretório do CNPQ. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 21, n. 4, p. 633-644, out./dez. 2010.
MENA-CHALCO, J. P; CESAR JUNIOR, R. M. scriptLattes: an open-source knowledge extraction system from the Lattes platform. Journal of the Brazilian Computer Society, v. 15, n. 4, p. 31-39, dec. 2009.
PIMENTEL, G. G. A.; NUNES, T. P. R. Produção acadêmica nos estudos do lazer: comparação por estados, instituições e grupos de pesquisa. Licere, v. 19, n. 4, p. 180-200, dez. 2016.
SOUSA, D. P. et al. As produções do periódico Pensar a Prática que relacionaram os seus objetos às políticas públicas de esporte e lazer (1998-2015). Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 3, p. 612-626, jul./set. 2016.
SOUZA, A. P. T.; ISAYAMA, H. F. Lazer e Educação Física: Análise dos grupos de pesquisa em lazer cadastrados na plataforma LATTES do CNPQ. Lecturas: Educación Física y Desportes, Buenos Aires, v. 11, n. 99, p. 1-1, 2006.