Experiências Pedagógicas a Partir de Histórias em Quadrinhos de Super-Heróis
Educação para o Lazer
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1812Palavras-chave:
Atividades de Lazer, Educação Física e Treinamento, Histórias em QuadrinhoResumo
Este trabalho teve como objetivos analisar e comparar duas experiências pedagógicas realizadas a partir de histórias em quadrinhos (HQs) de super-heróis em escolas públicas de Ensino Fundamental nas cidades de Piracicaba-SP e de Cosmópolis-SP. Foi realizada revisão de literatura e pesquisa de campo, caracterizando esta investigação como qualitativa. A participação da mulher nas HQs, os valores sociais, a presença da tecnologia nas HQs e os padrões corporais de beleza foram os aspectos identificados pelos alunos durante as experiências pedagógicas. Os resultados mostraram que houve maior reconhecimento da presença da mídia como influenciadora de padrões corporais de beleza por parte dos alunos na escola de Cosmópolis-SP.
Downloads
Referências
ADAMI, F. et al. Aspectos da construção e desenvolvimento da imagem corporal e implicações na Educação Física. EF Deportes: Revista Digital, Buenos Aires, ano 10, n.83, abr. 2005. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd83/imagem.htm. Acesso em: 01 abr. 2016.
ADORNO, T. W. A indústria cultural. In: COHN, Gabriel (Org.) Theodor W. Adorno: Sociologia. São Paulo: Ática, 1986. p. 92-99.
BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
BANDURA, A. Social Learning Theory. Englewood Cliffs - NJ: Prentice-Hall, 1977. BEIRAS, A. et al. Gênero e super-heróis: o traçado do corpo masculino pela norma.
Psicologia & Sociedade, Florianópolis, v. 19, n. 3, p. 62-67, set./dez. 2007.
BERTON, P. Le culte à l’internet. Paris: P.U.F., 2000.
BRUYNE, P.de; HERMAN, J.; SCHOUTHEETE, M. de. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os polos da prática metodológica. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. Francisco Alves, 1982.
DAOLIO, J. Educação física escolar: em busca da pluralidade. In: DAOLIO, Jocimar. Cultura: educação física e futebol. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.
DIAS, A. C. G.; LA TAILLE, Y. de. O uso das salas de bate papo na internet: um estudo exploratório acerca das motivações, hábitos e atitudes dos adolescentes. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 10, n.1, p. 43-51, jan./jun. 2006.
FIDELIX, Y. L. et al. Insatisfação com a imagem corporal em adolescentes de uma cidade de pequeno porte: associação com sexo, idade e zona de domicílio. Revista Brasileira Cineantropometria do Desempenho Humano, Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 202-220, mai./jun. 2011.
GEERTZ, C. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. 6. ed. São Paulo: Vozes, 2003.
GUEDES, P. C.; SOUZA, J. M. de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: NEVES, I. C. B. (Org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. P. 17-22.
GUIA DOS QUADRINHOS. Garota-Aranha, 2012. Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/garotaaranha(anyasofiacorazon)/24184 Acesso em: 15 mai. 2015.
KAMEL, C.; DE LA ROCQUE, L. X-MEM e a dimensão do preconceito nas histórias em quadrinhos. In: WOLFF, C. S.; FÁVERI, M. de; RAMOS, T. R. O. Seminário Internacional Fazendo o Gênero 7. Gênero e preconceitos: anais (Recurso Eletrônico). Florianópolis, 2006. Disponível em: http://www.fazendogenero.ufsc.br/7/artigos/K/Kamel-Rocque_36.pdf. Acesso em: 28 mai. 2015.
KOFES, S. E sobre o corpo, não é o próprio corpo que fala? Ou, o discurso desse corpo sobre o qual se fala. In: BRUHNS, H. (Org.). Conversando sobre o corpo. 3. ed. São Paulo: Papirus, 1989. p 45-60.
LEON, D.; ROTUNDA, R. Contrasting case studies of frequent internet use: Is it pathological or adaptative? Journal of College Student Psychoterapy, v. 14, p. 9-18, out. 2008.
MARCELLINO, N. C. Lazer e educação. 11. ed. Campinas: Papirus, 1987.
______. Lazer e educação. 12. ed. Campinas: Papirus, 2007.
MCCABE, M.; RICCIARDELLI, L. Body image dissatisfaction among males across the lifespan: A review of past literature. Journal of Psychosomatic Research, v. 56, p.675-685, jun. 2004.
MCCLOUD, S. Reinventando os quadrinhos: como a imaginação e a tecnologia vêm revolucionando essa forma de arte. São Paulo: M. Books do Brasil, 2006.
MINAYO, M. C. de S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1994. P. 9-30.
PEREIRA, E. F. et al.. Percepção da imagem corporal de crianças e adolescentes com diferentes níveis socioeconômicos na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, Recife, v. 9, n. 3, p 253-62, jul./set. 2009.
RAMOS, R. B. T.; DUMONT, L. M. M. Leitura e obtenção de conhecimento nas histórias em quadrinhos de super-heróis. IX ENANCIB, São Paulo, 2008. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/ixenancib/paper/view/3041. Acesso em: 10 mai. 2015.
RASLAM, E. M. S.; ISABELLE, F.; MEDEIROS, P. Cultura nas HQs: linguagem através das gírias. Revista Olhares & Trilhas, Uberlândia, ano XIII, n. 15/16, p. 35-53, dez./jan. 2012.
REVISTA EM QUADRINHOS. A Teia do Homem-Aranha-13: A essência do medo. Roteiro: Paul; Arte: Clayton Henry. São Paulo: Marvel & Panini Comics, jun. 2012.
RODRIGUES JUNIOR, J. C.; LOPES DA SILVA, C. A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes 'subúrbios' de conhecimento. Pró- Posições, Campinas, v. 19, n.1, p. 159-172, abr. 2008.
ROSSI FILHO, S.; ORIGUELA, M. A.; LOPES DA SILVA, C. A forma corporal dos super-heróis de histórias em quadrinhos e a educação para o lazer. Coleção Pesquisa em Educação Física, Jundiaí, v. 14, n. 4, p. 15-22, 2015.
______. Histórias em quadrinhos de super-heróis: educação para o lazer a partir de elementos da contemporaneidade. Licere, Belo Horizonte, v.19, n.2, p.260-293, 2016.
SANTOS, V. de L. Com que cor se pinta o negro nas histórias em quadrinhos? 2014. 123f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Programa de Pós- Graduação em Estudo de Linguagens, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2014.
SENNA, N. da C. Deusas de papel: a trajetória feminina na HQ do ocidente. 1999. 329f. Dissertação. (Mestrado em Multimeios) - Programa de Pós-graduação em Multimeios - Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Editora Cortez, 2007.
SIQUEIRA, D. da C. O.; VIEIRA, M. F. De comportadas a sedutoras: representações da mulher nos quadrinhos. CMC: Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. 5, n. 13, p. 179-200, jul. 2008.
SMOLAK, L. Body image in children and adolescents: where do we go from here? Body Image, Amsterdam, n.1, v.1, p.15-28, jan. 2004.
TAVARES, M. da C. C. F. Imagem corporal: Conceito e Desenvolvimento. São Paulo: Manole, 2003.
TURKLE, S. Life on the screen: Identity in the age of the internet. New York: Touchstone, 1995
VERAS, A. L. L. Desenvolvimento e construção da imagem corporal na atualidade: um olhar cognitivo- comportamental. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, Ribeirão Preto, v.6, n.2, p.96-116, jul./dez. 2010.
VERGUEIRO, W. Uso das HQs no ensino. In: RAMA, A.; VERGUEIRO, W. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2014. P.7-30.
VIEIRA, M. F. Mito e herói na contemporaneidade: as histórias em quadrinhos como instrumento de crítica social. Contemporânea, Rio de Janeiro, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Ed. 8, v.5, n.1, p. 78-90, jan./jun. 2007.