Repensando as Atividades de Lazer na Natureza, a Experiência e a Educação Informal
Para Além do Confinamento
Palavras-chave:
Lazer na Natureza, Educação Experimental, Educação InformalResumo
Esta resenha tem como objetivo apresentar e analisar a obra organizada pelos autores Tony Jeffs e Jon Ord intitulada Rethinking Outdoor, Experimental and Informal Education: Beyond the Confines publicada em 2018 pela editora Routledge. Ao longo dos onze capítulos deste livro, diversos especialistas dos estudos do lazer se debruçam sobre a temática do lazer na natureza, em alguns momentos em ambientes selvagens, sob a perspectiva da educação experimental e informal. Trata-se de uma compilação valiosa para os estudantes de diversas áreas do conhecimento, sob uma ótima multidisciplinar, e, conjuntamente, uma ótima referência para os pesquisadores da área que, no longo prazo, deveriam focar em experiências duradouras, não dicotômicas e transformadoras.
Downloads
Referências
CHANGE, Intergovernmental Panel on Climate. Climate Change 2014: Impacts, Adaptation, and Vulnerability. Retrieved March 22, 2015, from http://www.ipcc.ch/report/ar5/wg2
DEWEY, J. Democracy and Education. Teddington: Echo Library, 1916.
DEWEY, J. Experience and Education. New York: Touchstone, 1938.
FREIRE, P. Cultural action and conscientization. Harvard Educational Review , 40 (3), 452-477, 1970.
FREIRE, P. Pedagogy of the Oppressed. Harmondsworth: Penguin, 1972.
FREIRE, P. The Politics of Education. London: Macmillan, 1985.
MARINHO, A. Lazer, meio ambiente e turismo: reflexões sobre a busca pela aventura. LICERE: Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 10, n. 1, 2007. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2007.941