Impactos no Lazer

Perspectivas a partir da Pandemia do Novo Coronavírus

Autores

  • Sarah Teixeira Soutto Mayor Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Campus de Governador Valadares

Resumo

Pouco mais de 100 anos após a pandemia da gripe espanhola, o mundo é novamente desafiado por um inimigo invisível e devastador.  O Novo Coronavírus vem vitimando milhares de pessoas, a despeito de todo desenvolvimento científico e tecnológico acumulado ao longo da história do que convencionamos denominar de Idade Contemporânea.

Drásticas medidas de distanciamento social estão sendo praticadas em inúmeros países como a estratégia mais eficaz de desaceleração do contágio, enquanto cientistas de várias nacionalidades trabalham na busca por medicamentos e vacinas. Pouco ainda se sabe sobre os impactos futuros da pandemia nas diversas instâncias da vida humana, mas conjecturas são inevitavelmente delineadas na tentativa de se avaliar o que está por vir. Difícil imaginar alguma esfera social que não será impactada pelas mudanças nos padrões de convívio e de comportamento. Saúde e economia (de um modo geral) são as que mais têm despertado atenção no momento, devido às implicações diretas na sobrevivência de milhares de pessoas. Entretanto, a própria necessidade do confinamento tem exaltado a importância de outras dimensões da vida em sociedade.

É nessa perspectiva que podemos situar as várias manifestações do lazer, muitas das quais intimamente relacionadas e dependentes do convívio interpessoal, do encontro presencial, da troca afetiva, da emoção coletiva. Podemos elencar, somente a título de exemplo, as festas e confraternizações, as viagens, os eventos esportivos e os diversos tipos de shows e espetáculos que movimentam a indústria do entretenimento. Estas e tantas outras inumeráveis manifestações são experiências que conferem sentido à existência humana. A normalidade a que acostumamos a tratá-las como partes inerentes de nossas vidas foi desafiada pelos novos padrões de convivência e vimos potencializar, por exemplo, as experiências virtuais. Vimos o confrontamento de velhos hábitos e de velhas certezas. Definições usuais estão sendo postas em xeque, o que pode demandar, em um futuro próximo, o estabelecimento de novas relações de trabalho, de estudo e de vivências para o lazer. O próprio entendimento do que convencionamos denominar de lazer pode estar prestes a sofrer significativas alterações, em um processo inevitável de ressignificação da vida social.

Imersos nessa problemática atual, em que sobram dúvidas e esvaem certezas, convidamos pesquisadoras e pesquisadores a submeter artigos para a edição especial da Licere, que teve como temática: “Impactos no lazer: perspectivas a partir da pandemia do Novo Coronavírus”. A edição recebeu 33 artigos originais que abordaram, por meio de diversas perspectivas teóricas e metodológicas, desdobramentos da pandemia nas experiências de lazer. Do quantitativo de textos recebidos, 16 foram aprovados e 08 serão analisados para possível publicação em edição futura, por se tratarem de artigos de revisão.

Esperamos que a leitura dos trabalhos apresentados nessa edição provoque importantes discussões sobre o lazer nesse momento delicado em que vivemos e que possa subsidiar a construção de novos olhares, além de fomentar novas perspectivas teórico-metodológicas para a multiplicidade de experiências que o lazer possibilita, muitas das quais sensivelmente impactadas pelos desdobramentos da pandemia.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Edição

Seção

Sobre nossa capa

Como Citar

Impactos no Lazer: Perspectivas a partir da Pandemia do Novo Coronavírus. (2020). LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 23(3). https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/25546