Skatistas na Cidade “Morena”
Uma História do Desenvolvimento do Skate em Campo Grande – MS
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.26873Palavras-chave:
História, Skate, Campo Grande/MSResumo
Este artigo tem por objetivo elencar e sintetizar os principais eventos que ajudaram a consolidar um campo esportivo ligado à prática do skatismo na cidade de Campo Grande, capital do Estado do Mato Grosso do Sul. A construção da narrativa se deu por intermédio de entrevistas semi-estruturadas com doze pessoas envolvidas com a promoção da prática do skate na cidade, em especial lojistas e demais agentes que impulsionaram o skate em fases distintas de seu desenvolvimento no município. A conclusão ressalta a importância das lojas de skate, em especial da Hot Point, da Toys Skate Shop e da Rema Board Shop, as quais romperam com a barreira puramente comercial e investiram no cenário do skate campo-grandense de distintos modos, seja trazendo profissionais para demonstração, criando vídeos de skate, organizando campeonatos ou apoiando e patrocinando talentos locais. O artigo finaliza apontando o aparecimento e fortalecimento do skate feminino, com o grupo Pantaneiras Skate Girls e também destaca o surgimento do primeiro skatista profissional oriundo desta cidade, Pedro Iti.
Referências
BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BRANDÃO, Leonardo. A cidade e a tribo skatista: juventude, cotidiano e práticas corporais na História Cultural. Dourados: Ed. UFGD, 2011.
______. “O surfe de asfalto”: a década de 1970 e os momentos iniciais da prática do skate no Brasil. In: BRANDÃO, Leonardo; HONORATO, Tony (org.). Skate & Skatistas: questões contemporâneas. Londrina: UEL, 2012, p. 15 – 40.
______. Para além do esporte: uma história do skate no Brasil. Blumenau: Edifurb, 2014.
CALADO, Lenita Maria Rodrigues. Campo Grande, MS: de um passado rural ao imaginário de uma capital “moderna”. In: SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de; FALCÃO, Luiz Felipe (org.). Cidades Médias do Brasil na Historiografia Contemporânea. Campo Grande: Edufcg, 2012, p. 39 – 56.
MACHADO, Giancarlo Marques Carraro. De carrinho pela cidade: a prática do skate em São Paulo. São Paulo: Intermeios; Fapesp, 2014.
RIBEIRO, Marcos Cunha. 1990. In: BRITTO, Eduardo (org.). A Onda Dura: 3 Décadas de Skate no Brasil. São Paulo: Editora Parada Inglesa, 2000, p. 56 – 68.
SARAVI, Jorge Ricardo. Jóvenes, skate y ciudad: entre eljuego y el deporte. Revista Educación Física y Deporte. Universidad de Antioquia, 2007, p. 71 – 80.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.