O Projeto Banca da Ciência

Reflexões em Torno da Vertente do Lazer e da Diversidade Cultural

Autores

  • Catarina Michelone Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Salto
  • Cathia Alves Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Salto

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.29492

Palavras-chave:

Banca da Ciência, Diversidade Cultural, Atividades de Lazer

Resumo

Esse relato é fruto de ações do projeto de extensão do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP – câmpus Salto), é um recorte de uma ação ampla, intitulada “Banca da Ciência na Escola”, que nasceu na Universidade de São Paulo (EACH-USP). Geralmente, as práticas deste projeto são realizadas no contra turno escolar, sob uma perspectiva lúdica em conexão com manifestações artístico-culturais e temas sociais, por meio de intervenções não-formais em ambiente escolar e espaços públicos. Nesse caso específico, o Banca da Ciência, por meio de jogos e dinâmicas que envolveram a diversidade cultural propiciou o acesso e democratização sobre questões de diferenças e identidades a partir de contextos culturais, históricos e sociais promovendo reflexões e tensionamentos em torno da interseccionalidade de gênero, raça e classe, para alunos e alunas de escolas públicas na cidade de Salto - SP.

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Publicado

2021-03-17

Como Citar

Michelone, C., & Alves, C. (2021). O Projeto Banca da Ciência: Reflexões em Torno da Vertente do Lazer e da Diversidade Cultural. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 24(1), 751–772. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.29492

Edição

Seção

Relatos de Experiências