O Lazer nas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação em Educação Física no Brasil

Autores

  • José Augusto Honorato Vieira Júnior Universidade de São Paulo (USP)
  • Cinthia Lopes da Silva Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Ricardo Ricci Uvinha Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.36313

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Currículo, Legislação como Assunto, Formação de Conceito

Resumo

As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Educação Física (DCNEF) /Brasil, de 2018, propõem um ordenamento dos conhecimentos acerca do lazer nessa área específica. O presente trabalho tem como objetivo analisar o trato do lazer nessas novas diretrizes e nas anteriores, de 2004, com a finalidade de identificar e refletir sobre o atual direcionamento acerca do lazer no contexto da formação profissional em Educação Física. A pesquisa é descritiva e documental e de natureza qualitativa. Como resultado destaca-se que há uma falta de abordagem sobre a temática do lazer nas novas diretrizes, principalmente na Etapa Comum e na Formação Específica na modalidade Educação Física – Licenciatura. Entende-se ainda que é fundamental um amplo debate sobre o novo documento para que não seja minimizada a importância do tratamento pedagógico do lazer na formação do professor de Educação Física.

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Publicado

2021-09-27

Como Citar

Vieira Júnior, J. A. H., Silva, C. L. da, & Uvinha, R. R. (2021). O Lazer nas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação em Educação Física no Brasil. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 24(3), 227–250. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.36313

Edição

Seção

Artigos Originais