Além dos 105 Minutos

Aprendizados e Sociabilidades em uma Torcida Organizada de Futebol

Autores

  • Mauro Lúcio Maciel Júnior Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Divinópolis (UEMG-Divinópolis)
  • Hélder Ferreira Isayama Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.41686

Palavras-chave:

Futebol, Currículos culturais, Pedagogias culturais, Atividades de lazer

Resumo

Orientado pelas teorias pós-crítica do currículo, esse estudo objetiva compreender as torcidas organizadas como espaços formativos, que atuam na constituição de sujeitos torcedores. Trabalhando com um grupo chamado Movimento 105 Minutos, focalizamos as pedagogias presentes nas interações de seus membros, tomando-as como integrantes de um currículo cultural. Para tanto, foram feitas uma pesquisa bibliográfica, observações participantes e entrevistas semiestruturadas. Na produção dos dados, utilizamos a teoria do discurso de Michel Foucault. Como resultados, notamos um currículo que busca formar torcedores caracterizados pelo amor, apoio e fidelidade incondicional ao clube, aspectos manifestados tanto em falas, quanto em ações. Nesse sentido, os sujeitos adotam posturas ritualizadas, valendo-se de elementos materiais e simbólicos, a fim de formar uma identidade de grupo e transmitir seus modos de torcer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALABARCES, P., ZUCAL, J. G., MOREIRA, M. V. El “aguante” y las hinchadas argentinas: uma relación violenta. Horizontes Antropológicos, 14 (30), 113-136, 2008. https://doi.org/10.1590/S0104-71832008000200005

BANDEIRA, G. A. Do Olímpico à Arena: elitização, racismo e heterossexismo no currículo de masculinidade dos torcedores de estádio (Tese de Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

BANDEIRA, G. A., SEFFNER, F. Futebol, gênero, masculinidade e homofobia: um jogo dentro do jogo. Espaço Plural, Marechal Cândido Rondon, 14(29), 246-270, 2013. Recuperado a partir de https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/10426

BERGO, R. S. Quando o santo chama: o terreiro de umbanda como contexto de aprendizagem na prática (Tese de Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

CORAZZA, S. O que quer um currículo? Pesquisas pós-críticas em educação. Petrópolis: Vozes, 2004.

COSTA, M. V., SILVEIRA, R. H. e SOMMER, L. H. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, 23, 36-61, 2003. https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000200004

DAMO, A. S. Para o que der e vier: o pertencimento clubístico no futebol brasileiro a partir do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e seus torcedores (Dissertação de Mestrado). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998.

FISCHER, R. M. B. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, 114, 197-223, 2001. https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000300009

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 1986.

FOUCAULT, M. Ética, sexualidade, política. Col. Ditos e Escritos (v.V). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

GOMES, C. L., AMARAL, M. T. M. Lazer e Cultura: Metodologia da Pesquisa Aplicada ao Lazer. Brasília: UniSesi, 2005.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.

MASCARENHAS, G. “Não vai ter arena”: futebol e direito à cidade. Advir, 32, 24-38, 2014.

MAY, Tim. Pesquisa social: questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MOREIRA, M. V. Trofeos de guerra y hombres de honor. Em P. ALABARCES, Pablo; et al. (Eds.), Hinchadas. (pp. 75-89). Buenos Aires: Prometeo Libros, 2006.

PARAÍSO, M. A. A. Produção do currículo na televisão: que discurso é esse? Educação e Realidade. 26(1), 141-160, 2001. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/41320

PARAÍSO, M. A. A. Currículo, Desejo e Experiência. Educação & Realidade, 34(2), 277-293, 2009. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/9355

PARAÍSO, M. A. A. Diferença no currículo. Cadernos de Pesquisa, 40(140), 587-604, 2010. https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000200014

PRATES, D. M. DE A., GARBIN, E. M. Culturas juvenis assembleianas. Educação em Revista, 33, 1-27, 2017. https://doi.org/10.1590/0102-4698164623

SILVA JÚNIOR, J. A. Pedagogia do armário: identidade, pertencimento e apropriação do futebol por torcedores homossexuais (Tese de Doutorado). Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2018.

SILVA, Silvio Ricardo da. Tua imensa torcida é bem feliz... da relação do torcedor com o clube. (Tese de Doutorado). Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2001.

SILVA, T. T. da. Teoria cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

STEINBERG, S. R. Produzindo múltiplos sentidos: pesquisa com bricolagem e pedagogia cultural. Em E. R. Kirchof et al. (Eds.). Estudos Culturais & Educação: contingências, articulações, aventuras, dispersões. Canoas: Editora da ULBRA, 2015. p. 211-241.

TEIXEIRA, R. da C. Os perigos da paixão: filosofia e prática das torcidas jovens cariocas (Dissertação de Mestrado). Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1998.

VEIGA-NETO, A. Foucault & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. En T. T. da Silva, et al. (Eds.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. (pp. 7-72). Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2022-11-14

Como Citar

Maciel Júnior, M. L., & Isayama, H. F. (2022). Além dos 105 Minutos: Aprendizados e Sociabilidades em uma Torcida Organizada de Futebol. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 25(3), 155–187. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.41686

Edição

Seção

Artigos Originais