As Práticas Corporais de Aventura no Currículo dos Cursos de Licenciatura em Educação Física nas Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2023.48245

Palavras-chave:

Práticas corporais de aventura, Educação física, Currículo

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar a disciplina de Práticas Corporais de Aventura (PCAs) nos cursos de licenciatura em Educação Física (EF) das Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas do Brasil. A pesquisa se caracteriza como quantitativa. Os dados coletados foram analisados através de estatística descritiva simples. O procedimento de coletas se deu através da consulta ao site http://emec.mec.gov.br, regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 21/12/2017. Esse site é uma base de dados oficial dos cursos e IES. Os documentos que não estavam disponíveis nos sites da IES foram consultados através de e-mail e telefone das coordenações de cursos ou dos professores da disciplina. A pesquisa constatou que a disciplina está se consolidando no currículo das Licenciaturas em EF, visto que está presente em todas as regiões do país. Os cursos que ofertam as disciplinas de PCAs, na maioria dos casos, ofertam como obrigatórias e com carga horária acima de 40h/a.

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Publicado

2023-10-02

Como Citar

Agapto, R. E. de S., & Moura, D. L. (2023). As Práticas Corporais de Aventura no Currículo dos Cursos de Licenciatura em Educação Física nas Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 26(3), 204–220. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2023.48245

Edição

Seção

Artigos Originais