ATIVIDADES DE AVENTURA NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
Resumo
Este estudo objetivou identificar nos currículos dos cursos de formação inicial em Educação Física a disciplina atividades/esportes de aventura, nas Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas do Brasil. A pesquisa é de ordem qualitativa e se deu por meio do banco de dados do e-MEC (site) e nos sites das instituições de ensino superior, sendo que nestes últimos buscou-se a matriz curricular ou outro documento similar que indicasse as disciplinas relacionadas as atividades de aventura. Os resultados indicaram que 351 cursos oferecem a disciplina relacionada as atividades de aventura. Destes, apenas 68, apresentaram informações quanto a ementa, objetivos e conteúdos que versam sobre a história, conceitos, planejamento, organização, prática das atividades, técnicas, risco segurança, relações com meio ambiente, sustentabilidade, entre outros. Conclui-se que a temática atividades de aventura na formação do profissional de Educação Física é de relevância atual tendo em vista a dinâmica estabelecida entre os elementos que a constituem e a preparação e atuação desse profissional na sociedade contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos do Lazer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.