Ludicidade e Idosas

Uma Análise de Princípios na Prática Pedagógica com Institucionalizadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2023.49545

Palavras-chave:

Princípios lúdicos, Idosas, ILPI

Resumo

Este trabalho analisou contribuições teórico-metodológicas da ludicidade com idosas institucionalizadas. Para isso, contou com a Hermenêutica-Dialética como método, que busca na compreensão de falas, texto e contexto, a concepção dos fenômenos estudados, os quais foram evidenciados pela entrevista semiestruturada com 19 (dezenove) participantes envolvidos num programa de extensão com intervenção em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) da cidade do Recife. As falas tratadas pela análise de conteúdo categorial por temática revelaram duas categorias empíricas, das quais, optamos pela ludicidade. Como conclusão, foram evidenciados princípios lúdicos, a saber: alegria, diversão, gratuidade, imaginação, plenitude, liberdade e cultura, sendo facetas que fundamentam a prática lúdica num viés teórico-metodológico, revelando contribuições para a melhoria da interação social em ILPI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BEAUVOIR, Simone de. A velhice. Tradução Maria Helena Franco Martins. - 3ª edição. - Rio de Janeiro: Nova fronteira, 2018.

CABEZA, Manuel Cuenca. Ócio valioso para envelhecer bem. Edições Sesc SP 2018. Edição do Kindle.

CAMARANO, A. A. (org.). Muito além dos 60: os novos idosos brasileiros. Rio de Janeiro: IPEA, dez. 2004

CAMARANO, A. A., BARBOSA, Pamela. Instituições de longa permanência para idosos no brasil: do que se está falando? In: ALCÂNTARA, Alexandre de Oliveira, CAMARANO, Ana Amélia, GIACONI, Karla Cristina. Política Nacional do Idoso: velhas e novas questões. Rio de Janeiro – RJ: IPEA. 2016

CANEDO, Daniele. “Cultura o que é?” – reflexões sobre o conceito de cultura e atuação dos poderes públicos. In: V ENECULT. 2009, Salvador. Anais... Salvador: V ENECULT, 2009. p. 1-14.

DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do lazer. São Paulo: Perspectiva, 2008.

FALCÃO, Deusivânia Vieira da Silva; CARVALHO, Isalena Santos. Idosos e saúde Mental: Demandas e desafios. In FALCÃO, Deusivânia Vieira da Silva; ARAÚJO, Ludgleydson Fernandes de (orgs). Idoso e saúde mental. Campinas-SP: Papirus, 2018.

FIGUEIRÊDO, Marcela Natália Lima de. O Lúdico no Programa Segundo Tempo: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física da cidade do Recife. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - UPE/UFPB, Recife, 2017.

FOLTRAN, E. P; OLIVEIRA, R. de C. da S. A PRESENÇA DO LÚDICO NA VIDA DO IDOSO. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 4(1), p. 30-52. 2020.

HERÉDIA, Vânia B. M.; CORTELLETTI, Ivone A.; CASARA, Miriam B. Instituicionalização do Idoso: Identidade e realidade In: CORTELLETTI, Ivone A.; CASARA, Miriam B.; HERÉDIA, Vânia B. M. Idoso Asilado: um estudo gerontológico. 2ª ed. Caxias do Sul, RS: EdiPUCRS, 2010.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 4ª edição. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.

KISHIMOTO, TizukoMorchida. O jogo e a educação infantil. Perspectiva. Florianópolis, UFSC/CED, NUP, n. 22, p. 105-128, 1994.

Lakatos, Eva Maria. Marconi, Marina de Andrade (colaboradora). Sociologia geral I Eva Maria Lakatos,. -- 6. ed. rev. e ampl. -- Sao Paulo: Atlas,1990.

LUCKESI, C. C. Ludicidade e formação do educador. Revista entre ideias, Salvador, v.3, n.2, p. 13-23, jul.2014. DOI: https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i2.9168

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E. P. U. 1986.

MATOS, N. M. O Significado do lúdico para os idosos. Universidade Católica de Brasília, 2006.

MARCELLINO, Nelson Carvalho; Et. Al. Lúdico, educação e educação física. 3ª edição. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.

MARQUEZ FILHO, Ernesto. O idoso e o lúdico: uma abordagem pedagógica. Relato de experiência. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho; et. al. Lúdico, educação e educação física. 3ª edição. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.

MAZO, Giovana Zarpellon; LOPES, Marize Amorim; BENEDETTI, Tânia Bertoldo. Atividade Física e Idoso: Concepção gerontológica. 3ªed.rev. e ampl. Porto Alegre: Sulina, 2009.

MELO, Marcelo Soares Tavares. O ensino do jogo na escola: uma abordagem metodológica para a prática pedagógica dos professores de educação física. Recife: EDUPE, 2003.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5. Ed. São Paulo: HUCITEC, 1998.

NAKAMURA, Ana Lúcia. Velhices em Jogo? Análise sócio-gerontológica de práticas de jogos digitais e não digitais com idosos. São Paulo.Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 2020.

OLIVIER, Giovanina Gomes de Freitas. Lúdico e Escola: entre a Obrigação e o Prazer. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho (org.). Lúdico, educação e educação física. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Envelhecimento ativo: uma política de saúde / World Health Organization; tradução Suzana Gontijo. – Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005. 60p.: il.

SANTIN, Silvino. Educação física: Da alegria do lúdico à opressão do rendimento. Porto Alegre: EST Edições, 2001.

Santos Filho, J. A. A. dos. (1999). O Idoso Diante do lúdico. (213 f.). Dissertação de mestrado. Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP.

SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem. 4ª edição. ed. São Paulo: ILUMINURAS LTDA, 2002.

SILVA, Pedro Henrique Bezerra. Ludicidade e Idoso: contribuições teórico-metodológicas para uma melhoria na interação social em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Recife: 218f. Dissertação (Mestrado em educaçãp física) – Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física - UPE/UFPB, Recife, 2021.

SNYDERS, George. A alegria na escola. São Paulo: Editora Manole, 1988.

SOUZA JÚNIOR, Marcílio Barbosa Mendonça, MELO, Marcelo Soares Tavares; SANTIAGO, Maria Eliete. A análise de conteúdo como forma de tratamento dos dados numa pesquisa qualitativa em Educação Física escolar. Movimento. Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 31 49, jul./set de 2010. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.11546

Publicado

2024-01-19

Como Citar

Silva, P. H. B. O. da, Fú, H. S., Souza, L. da S., Figueirêdo, M. N. L., Tavares, N. P., Souza Júnior, M. B. M. de, & Melo, M. S. T. de. (2024). Ludicidade e Idosas: Uma Análise de Princípios na Prática Pedagógica com Institucionalizadas. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 26(4), 168–197. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2023.49545

Edição

Seção

Artigos Originais