Ludicidade e Idosas

Uma Análise de Princípios na Prática Pedagógica com Institucionalizadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2023.49545

Palavras-chave:

Princípios lúdicos, Idosas, ILPI

Resumo

Este trabalho analisou contribuições teórico-metodológicas da ludicidade com idosas institucionalizadas. Para isso, contou com a Hermenêutica-Dialética como método, que busca na compreensão de falas, texto e contexto, a concepção dos fenômenos estudados, os quais foram evidenciados pela entrevista semiestruturada com 19 (dezenove) participantes envolvidos num programa de extensão com intervenção em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) da cidade do Recife. As falas tratadas pela análise de conteúdo categorial por temática revelaram duas categorias empíricas, das quais, optamos pela ludicidade. Como conclusão, foram evidenciados princípios lúdicos, a saber: alegria, diversão, gratuidade, imaginação, plenitude, liberdade e cultura, sendo facetas que fundamentam a prática lúdica num viés teórico-metodológico, revelando contribuições para a melhoria da interação social em ILPI.

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Publicado

2024-01-19

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Ludicidade e Idosas: Uma Análise de Princípios na Prática Pedagógica com Institucionalizadas. (2024). LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 26(4), 168-197. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2023.49545