O brincar na infância e o professor de educação física

Autores

  • Alana Simões Bezerra Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Dafne Souto Macedo Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Thaiza Isidro Vieira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2014.619

Palavras-chave:

Jogos e Brinquedos, Aprendizagem, Ensino, Educação Física e Treinamento

Resumo

O presente objetiva analisar a contribuição do brinquedo e das brincadeiras, vivenciadas na infância, para a formação inicial dos professores de Educação Física. A pesquisa foi realizada com 27 estudantes do 5º período do curso de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba, os mesmos responderam a um questionário estruturado. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Segundo os participantes da pesquisa, a utilização do brinquedo em suas aulas facilita o processo de ensino-aprendizagem, proporciona o desenvolvimento motor adequado, faz uso nas aulas de brincadeiras populares e auxilia ao ensinar o valor de convivência. Sendo assim, consideramos importante o resgate da cultura dos brinquedos na formação dos professores de Educação Física, tendo em vista o processo de autoformação e dos saberes de experiências.

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Publicado

2014-03-20

Como Citar

Bezerra, A. S., Macedo, D. S., Vieira, T. I., & Gomes-da-Silva, P. N. (2014). O brincar na infância e o professor de educação física. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 17(1). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2014.619

Edição

Seção

Artigos Originais