Retomada de Valores e Mudanças Atitudinais
Uma Experiência no Programa Social Cidadão UFSM/CEFD
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2013.644Palavras-chave:
Atividades de Lazer, Política Social, ComportamentoResumo
O estudo busca verificar possíveis contribuições que tenham ocorrido após a participação de alunos de uma escola do meio rural no Programa Social Cidadão cujos objetivos são os de contribuir com o processo formativo pela retomada de valores tais como respeito, cooperação, vida em coletividade, e princípios morais e éticos do ser humano. O programa é constituído por oficinas pedagógicas (música; esportes; jogos populares; leitura e escrita) que ocorrem aos sábados pela manhã com alunos cujos pais são pequenos agricultores, safrista e quilombolas. Foram realizadas observações participativas e aplicação de questionários com professores, alunos e pais de alunos. Os resultados do estudo apontam uma significativa mudança no âmbito dos valores sociais e humanos através dos aspectos atitudinais e comportamentais dos participantes do projeto.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber Livro, 2005.
AZEVEDO, J. M. L. de. A educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 1977.
BRANDÃO, C.R. O que é educação. 28. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. Disponível em: http://www.faibi.com.br/downloads/ped/sintese_ideias.pdf. Acesso em: 30 ABR. 2012.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Governo Federal. Constituição Federal. Congresso Nacional, 1988.
EIRAS, S. B. et al. Projetos sociais esportivos: quais os objetivos de quem oferta e de quem participa? Revista E. F. Deportes. v.14, n. 138, 2009. Disponível em: <http://www.efdeportes.com> Acesso em: 05 abr. 2012.
FERNANDES, A. M. D. et al. Cidadania, trabalho e criação: exercitando um olhar sobre projetos sociais. Revista do Departamento de Psicologia. v.18, n.2, p.125-142, 2006.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GIL, J.M.S, et al. A Pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS; Sulina, 2004.
LOPES, R. E. et al. Oficinas de atividades com jovens da escola pública: tecnologias sociais entre educação e terapia ocupacional. Comunicação Saúde Educação, v.15, n. 36, p.277-88, 2011.
MATIAS, N. C. F. Escolas de tempo integral e atividades extracurriculares: universos à espera da Psicologia brasileira. Psicologia em Revista. v.15, n. 3, p. 120-139, 2009.
MELLO, A.S.; NETO, A.F.; VOTRE, S.J. Intervenção da educação física em projetos sociais: Uma experiência de cidadania e esporte em Vila Velha (ES). Revista Brasileira de Ciência e Esporte. v.31, n. 1, p.75-91, 2009.
SANTA MARIA (RS). Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes, 2011.
SANTOS, L.C, Projetos Sociais: fragmentos de ensinamentos. Revista ADM Pública: vista & revista, Salvador, Ano I, n.4, p.39-50, maio/ago. 2003
SAWITZKI, R.L, Políticas Públicas para Esporte e Lazer: para além do Calendário de Eventos. LICERE, v.15, n.1, 2012.
SIQUEIRA, L.G.; FREITAS JR., M.A. A cidadania através do esporte: um relato sobre o projeto de extensão praticando esportes = formando cidadãos. Revista Digital. n. 167, v.17, Buenos Aires, abr./2012. Disponível em: <http://www.efdeportes.com>. Acesso em: 05, abr. 2012.
TAVARES, G.M. et al. A produção de meninos de projeto e acontecimentos no percurso. Psicologia & Sociedade, n. 23, v.1, p.94-102, 2011.
ZINGONI, P. Descentralização e participação em gestões municipais de esporte e lazer. In: WERNEK C.L.G; ISAYAMA H.F. (Org.). Lazer, recreação e educação física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p.217-241.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.