Os Espaços Retratados no Colégio Estadual do Paraná
Diferentes Olhares, uma Mesma Realidade
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2013.664Palavras-chave:
Instituições Acadêmicas, Atividades de lazer, AdolescenteResumo
A pesquisa teve o objetivo verificar a percepção de alunos do Colégio Estadual do Paraná - CEP, em relação a alguns espaços que possibilitariam vivências lúdicas no colégio. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada com estudantes do colégio. Os resultados advindos dos questionários e da aplicação de protocolo específico indicam que o acesso aos espaços e o tempo disponível durante os intervalos influencia a apropriação e consequentemente a percepção dos alunos quanto aos diversos espaços do colégio.
Downloads
Referências
BOTO, Carlota. A civilização escolar como projeto político e pedagógico da modernidade: Cultura em classes. Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 378-397, dezembro 2003. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br Acesso 17 nov. 2013.
BUFFA, Ester. Os estudos sobre instituições escolares: organização do espaço e propostas pedagógicas. In: Maria Isabel Moura Nascimento et al. Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas: Autores Associados, 2007. p.151- 164.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ. Projeto Político Pedagógico. 2011.
CORREIA, Ana Paula Pupo. Arquitetura escolar: a cidade e a escola rumo ao “progresso” – Colégio Estadual do Paraná (1943-1953). In: BENCOSTTA, Marcus Levy Albino (Org.). História da educação, arquitetura e espaço escolar. São Paulo: Cortez, 2005.
FLORES, Laís Regina. Espaços livres em escolas. Suas funções pedagógicas, sociais e ambientais. São Paulo: FAUUSP, 2007. Relatório de Iniciação científica.
FLORES, Laís Regina. Espaços livres em escolas. Análise comparativa de exemplos concretos. São Paulo: FAUUSP, 2009. Relatório Final de Iniciação Científica.
FRANÇA, Lilian Cristina Monteiro. Caos – espaço – educação. São Paulo: ANNABLUME, 1994.
GOMES, Christianne Luce. Lazer –Concepções. In: _____. (Org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica. 2004.
KOWALTOWSKI, Doris Catharine Cornelie Knatz. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
PINTO, L. M. S.M. Vivência lúdica no lazer. In: MARCELLINO, N. C. (Org.). Lazer e cultura. Campinas: Alínea, 2007
PRONOVOST, Gilles. Introdução à sociologia do lazer. São Paulo: Editora SENAC, 2011.
RECHIA, Simone. O jogo do espaço e o espaço do jogo em escolas da cidade de Curitiba. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 27, n. 2, p. 91-104, 2006.
RECHIA, Simone; FRANÇA, Rodrigo. O estado do Paraná e seus espaços de lazer: Apropriação, desapropriação ou reapropriação? In: CAVICHIOLLI, Fernando Renato; MEZZADRI, F. M. ; SOUZA, D. L. Esporte e Lazer: Subsidios para o desenvolvimento e a gestão de políticas Públicas. São Paulo: Fontoura. 2006. p. 61-74.
RODRIGUES, D. (Org.). Perspectivas sobre a inclusão. da Educação à sociedade. Porto: Porto Ed., 2003. p. 197-208.
SANTÍN, Silvino. Educação Física: da alegria do lúdico a opressão do rendimento. 3. ed. Porto Alegre: EST Edições, 2001.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. 2. ed. São Paulo: Hucitec, l997.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Do pensamento único à consciência universal. 20. ed. Rio de Janeiro: Record, 2011.
SANTOS, Karine do Rocio Vieira dos. Forças sociais no Parque Cachoeira em Araucária - PR: Conexões entre estrutura físico – espacial, cultura local e formas de apropriação. 2010. 75 f. Monografia (Graduação) - Bacharelado em Educação Física. Departamento de Educação Física. UFPR, Curitiba. 2010.
STIGGER, M. P. Lazer, cultura e educação: possíveis articulações. In: Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 2, p. 73-88, jan. 2009
TSCHOKE, Aline. Lazer na infância: possibilidades e limites para vivência do lazer em espaços públicos na periferia de Curitiba/Paraná. 2010. 99 f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Educação Física, UFPR, Curitiba, 2010.
________; TARDIVO, Thais Gomes; RECHIA, Simone. Como a escola se tornou também espaço de lazer da comunidade: os programas inseridos a escola Maria Marly Piovezan. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 1-11, jan./abr. 2011.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.
TUMA, Magda Madalena Peruzin. A escola e o tempo. Londrina: Ed. UEL, 2001.