Formação Profissional em Lazer, nos Cursos de Educação Física, no Estado de São Paulo
Palavras-chave:
Formação Profissional, Educação Física, LazerResumo
Esta pesquisa partiu do pressuposto de que os estudos do lazer podem ser vistos como uma proposta a ser discutida nos processos de formação profissional dos cursos de graduação em Educação Física, tanto por seus conteúdos culturais físico-esportivos, quanto pela relação entre lúdico e educação, o que torna necessário repensar a construção desse conhecimento no processo de formação. A fundamentação teórica baseia-se em diversos autores, com destaque para os estudos de Marcellino (2010 e 2011), que entendem o lazer como manifestação cultural, e Isayama (2002, 2008 e 2010), na relação entre a formação superior em Educação Física e a atuação na área do lazer. Nosso objetivo foi investigar as relações entre a formação profissional em estudos do lazer e suas relações com o mercado de trabalho. Para tanto, lançamos mão de pesquisas bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica foi realizada através dos Sistemas de Bibliotecas da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de sites acadêmicos da Internet e do Banco de Teses da Capes, nos últimos cinco anos, abrangendo as técnicas: (1) levantamento bibliográfico inicial, correspondente aos temas-chave Formação Profissional, Educação Física e Lazer; (2) análise textual; (3) análise interpretativa (SEVERINO, 1993). A pesquisa documental (BRUYNE, 1991) foi utilizada para a análise dos projetos pedagógicos dos cursos e de seus planos de ensino, por meio de análise de conteúdo (GIL, 2002). Os cursos foram selecionados por sua localização no Estado de São Paulo, onde o mercado de trabalho do profissional está mais desenvolvido no País, sendo três instituições particulares e três públicas. O modo de observação foi o do estudo comparativo (BRUYNE, 1991) para verificar as possíveis semelhanças ou contradições entre as universidades. Dessa forma foram levantados sete categorias de análises que são: Como o lazer é citado nos Projetos Pedagógicos; Disciplinas diretamente vinculadas aos estudos do lazer; Vinculação das disciplinas com a vida; Vinculação das disciplinas com relação aos conteúdos culturais do lazer; Vinculação das disciplinas com relação aos conteúdos físico-esportivos; relação da bibliografia básica utilizada nas ementas das disciplinas relacionadas ao lazer e a Relação entre teoria/prática.Enquanto processo discursivo, utilizamos o materialismo histórico dialético, segundo Gramsci (1978), em sua abordagem histórica, dos intelectuais, e na recuperação do valor de atuação no plano cultural, buscando alterações estruturais. Esta pesquisa nos mostra que existe relação entre a formação profissional em lazer nos cursos superiores de Educação Física e a atuação em campo; que os cursos de Educação Física são espaços para a formação profissional na área, porém ela deve ser abordada também em outros cursos, pela necessidade de, pela formação, contemplar o caráter pluri e multiprofissional, em busca de trabalhos interdisciplinares, inerentes à transversalidade do objeto de estudo – o lazer; e, finalmente, que comparados a dados coletados em pesquisa anterior Isayama (2002) o número de disciplinas diretamente ligadas aos estudos do lazer está aumentando nos cursos de Educação Física, e onde elas existem, não é mais reduzido à recreação, contemplando as relações com as outras esferas da vida, historicidade e abrangendo os diferentes conteúdos culturais.