Lazer-Educação Física

Universos de (Re)Criação da Beleza e da Felicidade do Corpo

Autores

  • Tereza Luiza França Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2011.751

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Educação Física e Treinamento, Beleza

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar crítico-dialógicamente o lazer-educação física como universos de (re)criação da beleza e felicidade do corpo. Pretende-se provocar debates e construções visando às subjetividades expressas em diferentes segmentos sociais. Numa abordagem etnometodológica o pensamento foi tecido dialogando com o que significa olhar a beleza e a felicidade para (re)significar o debate sobre a dinâmica das sensibilidades da vida humana no lazer- educação física. Nesse sentido, a base epistemológica foi desvelando caminhos para redesenhar nossa “paisagem reflexiva” a fim de se adquirir uma compreensão do verdadeiro, do belo e do bom. Assim, vislumbramos a expressão da beleza e felicidade em práxis circunscritas no lazer-educação física como fontes de produção, sociabilização e apropriação do conhecimento, numa perspectiva de criação e transcendência humana – o corpo, belo, feliz e lazerento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAPRA, F. O ponto de mutação, São Paulo: Cultrix, 1989.

CAVALCANTI, Kátia Brandão. Para unificação da ciência da motricidade humana. Lisboa, 1994. Tese (Pós-Doutoramento) - Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, 1994.

CSIKSZENTMIHALYI, M. A descoberta do fluxo: a psicologia do envolvimento com a vida cotidiana. Tradução de Pedro Ribeiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

FERREIRA, N. T. Qualidade de vida, meio ambiente e esporte: focos de complexidade. In: MOREIRA, W. & SIMÕES R. Esporte como fator de qualidade de vida. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2002.

FRANÇA, T.L. Atividades recreativas e cultura popular: o folclore como fonte de ludicidade e de saberes. In: SCWARTZ, G. M. Atividades Recreativas - Educação Física no Ensino Superior. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

________. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

GOELLNER, Silvana Vilodre. Bela, maternal e feminina - imagens da mulher na revista educação física. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

GONÇALVES, M.A.S. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. Campinas: Papirus, 1994. KOPRINAROV, L. Estética. Havana : Editora Política, 1982.

MASLOW, A. H. Introdução à psicologia do ser. Rio de Janeiro: Eldorado, 1968. MATURANA, H. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: UFMG, 1997.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999. MORIN, E. Para sair do século XX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

________. Ensaios de complexidade. Porto Alegre: Sulina, 1997. PERROT, M. Imagens da mulher. Porto: Edições Afrontamento, 1992.

PIRES, E. F. Corporeidade e sensibilidade: O jogo da beleza na educação física escolar Natal, 1999. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 1999.

POLICARPO JR. José. Sobre espiritualidade e educação. In: ROHR. Ferdinand (Org.) Diálogos em educação e espiritualidade. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010

QUINTAS, Alfonso Lópes. Inteligência criativa – descoberta pessoal de valores. São Paulo: Paulinas, 2004

SANTOS, B.S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

SCHILLER, F. A educação estética do homem: numa série de cartas. São Paulo: Editora Iluminuras Ltda, 1995.

SILVA, S. R. da; CAMPOS, P. A. F. Formação profissional em educação física e suas interfaces com o lazer. ISAYAMA, H. F. (Org.) Lazer em estudo – currículo e formação profissional. São Paulo: Papirus, 2010.

SOUZA, J.F. Uma pedagogia da revolução. São Paulo: Editora Cortez, 1987.

Downloads

Publicado

2011-12-20

Como Citar

França, T. L. (2011). Lazer-Educação Física: Universos de (Re)Criação da Beleza e da Felicidade do Corpo. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 14(4). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2011.751

Edição

Seção

Artigos de Revisão