Brincadeiras e espaços urbanos: um estudo da prática lúdica de crianças de diferentes classes sociais da cidade de Maringá - PR

  • Fabiana Moura Arruda Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Verônica Regina Müller Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Palavras-chave: Jogos e Brinquedos, Atividades de Lazer, Classe social.

Resumo

RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como crianças de diferentes
classes sociais da cidade de Maringá-PR brincam nos espaços urbanos de seus bairros.
O trabalho caracteriza-se como qualitativo com o uso de técnicas etnográficas. A
pesquisa de campo englobou observações nos bairros Vila Emília (classe baixa) e
Jardim Novo Horizonte (classe alta) e entrevistas com as crianças do bairro pobre.
Constatamos que uma das principais diferenças é que as crianças ricas não são lá
encontradas e estão, possivelmente, em suas casas ou em outros lugares fechados e
institucionalizados, enquanto as crianças pobres brincam constantemente nas ruas,
calçadas e terrenos baldios, As primeiras são afastadas de viver suas brincadeiras na
vida comunitária onde moram, já as crianças pobres estão se apropriando dos espaços
do bairro para suas práticas lúdicas.

JOKES AND URBAN SPACES: A STUDY PRACTICE OF THE
ENTERTAINING CHILDREN OF DIFFERENT SOCIAL CLASSES FROM
MARINGÁ- PR
ABSTRACT: This study aims to examine how children of different social classes of
Maringá city, PR play in urban neighborhoods. The work is characterized as qualitative
with the use of ethnographic techniques. The field of study observations encompassed
the neighborhoods Villa Emilia (low class) and Jardim Novo Horizonte (upper class)
and interviews with the children in the poor neighborhood. We noticed that one major
difference is that the rich children are not found in there and they are possibly in their
homes or other closed places and institutionalized, while poor children play constantly 

in the streets, sidewalks and vacant lots. The former are far from leaving their play in
community life where they live, on the other hand poor children are already
appropriating the spaces of the neighborhood to play their practices.

Biografia do Autor

Fabiana Moura Arruda, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Graduada em Educação Física e Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá.
Verônica Regina Müller, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Professora Doutora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá.
Publicado
2010-12-20
Seção
Artigos Originais