Brincadeiras e Espaços Urbanos

Um Estudo da Prática Lúdica de Crianças de Diferentes Classes Sociais da Cidade de Maringá - PR

Autores

  • Fabiana Moura Arruda Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Verônica Regina Müller Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2010.787

Palavras-chave:

Jogos e Brinquedos, Atividades de Lazer, Classe Social

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar como crianças de diferentes classes sociais da cidade de Maringá-PR brincam nos espaços urbanos de seus bairros. O trabalho caracteriza-se como qualitativo com o uso de técnicas etnográficas. A pesquisa de campo englobou observações nos bairros Vila Emília (classe baixa) e Jardim Novo Horizonte (classe alta) e entrevistas com as crianças do bairro pobre. Constatamos que uma das principais diferenças é que as crianças ricas não são lá encontradas e estão, possivelmente, em suas casas ou em outros lugares fechados e institucionalizados, enquanto as crianças pobres brincam constantemente nas ruas, calçadas e terrenos baldios, As primeiras são afastadas de viver suas brincadeiras na vida comunitária onde moram, já as crianças pobres estão se apropriando dos espaços do bairro para suas práticas lúdicas.

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Publicado

2010-12-20

Como Citar

Arruda, F. M., & Müller, V. R. (2010). Brincadeiras e Espaços Urbanos: Um Estudo da Prática Lúdica de Crianças de Diferentes Classes Sociais da Cidade de Maringá - PR. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 13(4). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2010.787

Edição

Seção

Artigos Originais