Experiência, Performance e Práticas de Aprendizagem

Temas para Pensar o Lazer de Forma não Fragmentada

Autores

  • Patrícia Campos Luce Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • José Alfredo Oliveira Debortoli Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ana Maria Rabelo Gomes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2010.817

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Aprendizagem

Resumo

Apresenta discussão que parte de três campos de estudos nos quais os autores realizam pesquisas: Lazer, Educação e Antropologia. A partir de uma perspectiva antropológica Pós-Social apresenta reflexão sobre o conceito de cultura e sua importância para compreensão do fenômeno do Lazer. Enfoca três eixos conceituais principais que constituem um campo teórico no qual seja possível dialogar para pensar o Lazer de forma não fragmentada: os conceitos de experiência, performance e prática, a partir das concepções dos seguintes autores: Victor Turner, Richard Schechner, Walter Benjamin, Tim Ingold e Jean Lave. Entendemos significativo e oportuno acompanhar o “desvio do olhar” proposto na antropologia de Victor Turner, ao buscar renovar as abordagens sobre o lazer.

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Publicado

2010-06-20

Como Citar

Luce, P. C., Debortoli, J. A. O., & Gomes, A. M. R. (2010). Experiência, Performance e Práticas de Aprendizagem: Temas para Pensar o Lazer de Forma não Fragmentada. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 13(2). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2010.817

Edição

Seção

Artigos de Revisão