A Atuação no PELC/UFSM e a Formação Experiencial dos Educadores Sociais de Esporte e Lazer

Autores

  • Felipe Barroso de Castro Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Maria Cecília Camargo Günther Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Elisandro Schultz Wittizorecki Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2014.848

Palavras-chave:

Docentes, Esportes, Atividades de Lazer

Resumo

Pretendemos com esse estudo realizar uma primeira aproximação com nosso tema central de pesquisa: a formação experiencial de educadores sociais de esporte e lazer a partir da atuação no Programa Esporte e Lazer da Cidade da Universidade Federal de Santa Maria (PELC/UFSM). Buscamos, a partir disso, identificar e compreender de que modo a atuação nesse Programa vem repercutindo sobre a formação experiencial desses educadores sociais. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizando primeiramente a análise de alguns documentos e, em um segundo momento, a aplicação de um questionário com o grupo de colaboradores. Consideramos previamente que a experiência de atuação contribuiu para a formação de identidades caracterizadas a partir de um perfil desse educador social de esporte e lazer, bem como da compreensão e apropriação de seu papel educativo, quando inserido na realidade das comunidades.

 

 

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Publicado

2014-06-30

Como Citar

Castro, F. B. de, Günther, M. C. C., & Wittizorecki, E. S. (2014). A Atuação no PELC/UFSM e a Formação Experiencial dos Educadores Sociais de Esporte e Lazer. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 17(2), 21–52. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2014.848

Edição

Seção

Artigos Originais