Vivência de Atividades Circenses junto a Estudantes de Educação Física
Reflexões sobre Educação Física no Ensino Médio e Tempo Livre
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2009.869Palavras-chave:
Cultura, Atividades de Lazer, Capacitação ProfissionalResumo
Este trabalho tem como objetivo refletir, junto a estudantes de Educação Física, sobre uma proposta pedagógica de atividades circenses para as aulas de Educação Física no Ensino Médio. Para isso, parte-se de revisão de literatura e de "descrição densa", caracterizando uma discussão eminentemente qualitativa. O circo deixou de ser uma atividade unicamente profissional e, atualmente, suas modalidades têm sido praticadas por muitas pessoas como forma de lazer-recreação, com fins educativos e sociais. Esse fato implica em uma discussão acerca da aplicação do circo em cada um desses âmbitos e na formação de profissionais que atendam a essa demanda. Com base nas reflexões desenvolvidas, chega-se à conclusão que a vivência de atividades circenses nas aulas de Educação Física no Ensino Médio poderá enriquecer a experiência prévia dos alunos, contribuir para sua formação humana e ser parte de um projeto de educação para o tempo livre.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e Renascimento. São Paulo: Hucitec, 1987.
DAOLIO, J. Educação Física escolar: em busca da pluralidade. In: ______. Cultura, educação física e futebol. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003. p. 123-133.
DUPRAT, R. MALLET.; BORTOLETO, M. A. C. Educação física escolar: pedagogia e didática das atividades circenses. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.28, n.2, 2007, p.171-189.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.
MARCELLINO, N. C. Lazer e Educação. 2. ed. Campinas: Papirus, 1990.
MUNNÉ, F. Psicosociología Del tiempo libre: un enfoque critico. México: Trilha, 1980.
PEREZ GALLARDO, J. S. (Org.). Educação física escolar: do berçário ao ensino médio. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
SOARES, C. L. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2002.
WAICHMAN, P. Tempo livre e recreação. Campinas: Papirus, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.