Vivência de Atividades Circenses junto a Estudantes de Educação Física

Reflexões sobre Educação Física no Ensino Médio e Tempo Livre

Autores

  • Cinthia Lopes da Silva Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2009.869

Palavras-chave:

Cultura, Atividades de Lazer, Capacitação Profissional

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir, junto a estudantes de Educação Física, sobre uma proposta pedagógica de atividades circenses para as aulas de Educação Física no Ensino Médio. Para isso, parte-se de revisão de literatura e de "descrição densa", caracterizando uma discussão eminentemente qualitativa. O circo deixou de ser uma atividade unicamente profissional e, atualmente, suas modalidades têm sido praticadas por muitas pessoas como forma de lazer-recreação, com fins educativos e sociais. Esse fato implica em uma discussão acerca da aplicação do circo em cada um desses âmbitos e na formação de profissionais que atendam a essa demanda. Com base nas reflexões desenvolvidas, chega-se à conclusão que a vivência de atividades circenses nas aulas de Educação Física no Ensino Médio poderá enriquecer a experiência prévia dos alunos, contribuir para sua formação humana e ser parte de um projeto de educação para o tempo livre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e Renascimento. São Paulo: Hucitec, 1987.

DAOLIO, J. Educação Física escolar: em busca da pluralidade. In: ______. Cultura, educação física e futebol. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003. p. 123-133.

DUPRAT, R. MALLET.; BORTOLETO, M. A. C. Educação física escolar: pedagogia e didática das atividades circenses. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.28, n.2, 2007, p.171-189.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.

MARCELLINO, N. C. Lazer e Educação. 2. ed. Campinas: Papirus, 1990.

MUNNÉ, F. Psicosociología Del tiempo libre: un enfoque critico. México: Trilha, 1980.

PEREZ GALLARDO, J. S. (Org.). Educação física escolar: do berçário ao ensino médio. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

SOARES, C. L. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2002.

WAICHMAN, P. Tempo livre e recreação. Campinas: Papirus, 1997.

Downloads

Publicado

2009-06-20

Como Citar

Silva, C. L. da. (2009). Vivência de Atividades Circenses junto a Estudantes de Educação Física: Reflexões sobre Educação Física no Ensino Médio e Tempo Livre. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 12(2). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2009.869

Edição

Seção

Artigos Originais