Análise do desenvolvimento das práticas urbanas de lazer relacionadas à produção cultural no período nacional-desenvolvimentista à globalização através da “teoria da ação comunicativa”
Palavras-chave:
Lazer, Produção Cultural, Habermas.Resumo
Essa tese de doutorado estudou as práticas de lazer urbanas no Brasil e seu
desenvolvimento compreendendo o nacional-desenvolvimentista até a globalização,
abordando a produção artística do período, as políticas públicas e a inserção do setor
privado, tendo como parâmetro de análise a teoria habermasiana da ação comunicativa.
Segundo a interpretação dos dados o lazer no Brasil desenvolveu-se conforme a
complexificação sistêmica da sociedade, vinculado ao cotidiano das pessoas, através das
manifestações espontâneas, relação entre sujeitos e agir comunicativo. Com o avanço dos
sub-sistemas dinheiro e poder, o lazer aparece também de forma colonizada, como nas
políticas públicas, nas ações privadas, na industria cultural ou no uso das comunicações
de massa. No caso brasileiro o Estado investiu em tecnologia (antenas de rádio; câmeras,
fitas e estúdios de cinema; satélites para a televisão; cabos, redes, provedores para a
Internet), para depois haver exploração com capital privado. Não é demais afirmar que o
Estado foi o grande mecenas do lazer brasileiro. Ele teve participação efetiva, tanto em
políticas públicas, nas secretarias estaduais e municipais, como nas leis, incentivos ficais
e fiscalização da exploração privada. No período histórico analisado ficou caracterizada a
presença das ações governamentais, mesmo com as privatizações ou o afastamento do
Estado. Concluímos este trabalho afirmando que o lazer é fruto das relações entre
subjetividades intactas no sistema capitalista, que se desenvolveu a através da
complexificação da sociedade, possuindo uma íntima ligação cultural-artística.
Expressando as três esferas do Mundo da Vida (cultura, sociedade e personalidade),
através do querer do indivíduo, do prazer que está buscando, do local social, da relação
intersubjetiva e da ação considerada pelo grupo como lazer, de acordo com os costumes
do lugar. O lazer, ainda, reforça a idéia do desenvolvimento social, de classe e poder
econômico. Suas expressões palpáveis na sociedade são: atividades sociais em grupos; as
práticas populares de lazer (rua, folclore e festas típicas); os teatros; os cinemas; as artes;
as atividades físicas; o esporte; a comunicação de massas; as atividades da industria do
lazer.