Lazer na Infância
Possibilidades e Limites para Vivência do Lazer em Espaços Públicos na Periferia de Curitiba/Paraná
Palavras-chave:
Lazer, Espaço, InfânciaResumo
Esta dissertação tematiza os espaços destinados ao lazer das crianças, localizados em uma área de vulnerabilidade social do Bairro Uberaba, na cidade de Curitiba-Paraná-Brasil, sua constituição, usos e formas de apropriação. Esta investigação foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa, fundamentalmente empírica. Os instrumentos metodológicos utilizados foram: aplicação do protocolo de análise descritiva nos espaços públicos; observação das formas de apropriação dos espaços em diferentes tempos; entrevistas com lideranças locais e análise interpretativa utilizando a triangulação dos dados coletados. Os espaços públicos de lazer das crianças identificados nessa pesquisa foram: (1) jardinete, (2) praças, (1) escola e o espaço da rua. Conclui-se que existem poucas possibilidades para a vivência do lazer infantil nos espaços delimitados na pesquisa, as quais, quando experienciadas, são favorecidas pela oferta de alguns equipamentos e por ações isoladas de iniciativas comunitárias, entretanto, os espaços se encontram esvaziados. As razões para tal fato podem estar relacionadas com: a violência, o próprio vazio dos espaços, a raridade de ações no âmbito das políticas públicas do esporte e lazer, a ausência dos pais no cotidiano, assim como questões relacionadas a gestão e administração dos espaços. Considera-se que a infância dessas crianças está sendo vivida de forma reduzida e são poucas as possibilidades nesse contexto para a vivência do lazer.