Lazer e Educação Física Escolar

Produção Acadêmica no Período de 2003 a 2012

Autores

  • Tatyane Perna Silva União das Instituições Educacionais de São Paulo - Presidente Venceslau (UNIESP)
  • Cinthia Lopes da Silva Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2014.1019

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Pesquisa, Educação Física e Treinamento

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a produção acadêmica brasileira sobre lazer e Educação Física escolar no período de 2003 a 2012. No Brasil há uma considerável produção acadêmica sobre lazer e Educação Física escolar acumulada há mais de 30 anos. No entanto, o que os autores discutem sobre esse tema? O que é esperado do professor de Educação Física no trabalho referente ao lazer em sua disciplina na escola? Como procedimento metodológico realizamos pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e quantitativa. Os resultados são: 1) a maioria dos autores considera o lazer como cultura vivenciada no tempo disponível das obrigações sociais, 2) a visão de Educação Física que é referência para as pesquisas analisadas se centra no trato pedagógico, 3) o professor deve proporcionar aos sujeitos o acesso a: diferentes práticas corporais, educação para o lazer e mediação pedagógica de seus conteúdos.

 

 

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Publicado

2014-12-30

Como Citar

Silva, T. P., & Silva, C. L. da. (2014). Lazer e Educação Física Escolar: Produção Acadêmica no Período de 2003 a 2012. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 17(4), 162–197. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2014.1019

Edição

Seção

Artigos Originais