Ação, Atuação e Formação Profissional

Uma Revisão sobre Animação Sociocultural na Educação Física

Autores

  • Paulo Sérgio de Lima Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Jaqueline Costa Castilho Moreira Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.12326

Palavras-chave:

Animação, Educação Física e Treinamento, Capacitação Profissional

Resumo

Este trabalho visa apresentar a “animação sociocultural” como aprimoramento da formação do profissional de Educação Física. Assim, este estudo de natureza qualitativa tem por objetivo aprofundar teoricamente sua concepção, com a finalidade de ampliar o leque de possibilidades de ação e atuação no mercado de trabalho para profissionais de Educação Física no Brasil. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura a partir da base de dados Parthenon/UNESP. Os resultados apontam diferentes perspectivas sobre a “animação sociocultural”, como a polissemia de conceitos existentes no Brasil, as ações pontuais, a atuação voltada à transformação social, o perfil profissional, a formação e o mercado de trabalho. Como considerações finais esta formação profissional desenvolve sujeitos transformadores, capazes de significar e/ou ressignificar a realidade e, desse modo, permitir o desenvolvimento do ser humano.

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Publicado

2019-03-30

Como Citar

Lima, P. S. de, & Moreira, J. C. C. (2019). Ação, Atuação e Formação Profissional: Uma Revisão sobre Animação Sociocultural na Educação Física. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 22(1), 381–420. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.12326

Edição

Seção

Artigos de Revisão