Conhecimentos Ludopedagógicos na Aprendizagem da Natação Infantil

Autores

  • Sergio Bruno Freitas Saraiva Serviço Social do Comércio (SESC-CE)
  • Braulio Nogueira de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • João Lucas Pinto Matias Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC-CE)
  • Bérgson Nogueira de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • André Accioly Nogueira Machado Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Antônio Ricardo Catunda de Oliveira Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1948

Palavras-chave:

Educação Física e Treinamento, Natação, Ensino

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar o uso dos aspectos lúdicos nas aulas de natação, bem como suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foram entrevistados nove professores de Educação Física que trabalhavam com o ensino da natação infantil. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo do tipo análise temática. Os resultados apontam a relevância do lúdico no processo ensino-aprendizagem, que apesar de ser uma prática não rígida, requer tratamento pedagógico, além do fato de que algumas escolas de natação insistem no ensino tecnicista. Conclui- se que é preciso fomentar a manifestação do componente lúdico como forma de potencializar a fruição, o processo educativo e a participação criativa na cultura.

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Publicado

2018-12-23

Como Citar

Saraiva, S. B. F., Oliveira, B. N. de, Matias, J. L. P., Oliveira, B. N. de, Machado, A. A. N., & Oliveira, A. R. C. de. (2018). Conhecimentos Ludopedagógicos na Aprendizagem da Natação Infantil. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 21(4), 429–449. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1948

Edição

Seção

Artigos Originais