Domestic Leisure in Covid 19 Pandemic Times

Authors

  • Ana Cristina Fernandes Clemente Universidade de São Paulo (USP)
  • Edmur Antonio Stoppa Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.25524

Keywords:

Leisure Activities, Domestic Leisure, Covid 19

Abstract

This article aims to present the leisure experiences most present in pandemic times of Covid-19 and their relationship with the concepts and socio-cultural barriers of leisure. Considering the quarantine and social distancing policies, leisure experiences were restricted to the home space, thus emerging new possibilities related to the virtual environment and also the domestic environment, such as musical “lives”, use of streaming platforms for films, series, music, games, as well as physical exercises, cooking and gardening activities and virtual tours. Although it was possible to find experiences adapted to the home space, there was also the intensification of socio-cultural barriers related to the economic development level, education level, access to leisure spaces and equipment, internet access, among others. The methodology consisted of bibliographic and documentary research in books, articles, publications, news and jornalistic content related to leisure, entertainment, consumption and domestic leisure, as well as organs and institutions related to leisure, culture and tourism in line with some surveys related to the new coronavirus. As a result, there is the existence of new leisure experiences and the transformation of some that until then were developed outside their houses.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AGRELA, L.; CURY, M. E.; VITORIO, T. Na quarentena, o mundo virou uma live. Revista Exame. 2020. Disponível em: http://exame.com/revista-exame/o-mundo-e-uma-live/. Acesso em: 28 jul. 2020.

ARESTA, M; SALINGAROS, N. A importância do espaço doméstico em tempos de COVID-19. Arch Daily. 2020. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/939395/a-importancia-do-espaco-domestico-em-tempos-de-covid-19. Acesso em: 09 ago. 2020.

AVELLAR. Por trás da estratégia da maior live do mundo: Marília Mendonça. Disponível em http://news.bizmeet.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Os-bastidores-da-Maior-Live-do-Mundo.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.

BOUÇAS, C. Audiência de TV é a maior em cinco anos. Valor Econômico. 2020. Disponível em: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/04/03/audiencia-de-tv-e-a-maior-em-cinco-anos.ghtml. Acesso em: 28 jul. 2020.

BRASIL, Ministério da Saúde. 2020. Covid-19: Painel Coronavírus no Brasil. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/ Acesso em: 20 abr. 2020.

CAPITANI, L. 15 museus ao redor do mundo sem sair de casa. Guia da Semana. 2020. Disponível em: https://www.guiadasemana.com.br/turismo/galeria/museus-para-conheceronline#:~:text=Museu%20do%20Vaticano%2C%20Tate%2C%20Louvre,e%20Metropolitan%20est%C3%A3o%20na%20lista.&text=Sabia%20que%20voc%C3%AA%20pode%20viajar,Metropolitan%20e%20at%C3%A9%20o%20MASP!. Acesso em: 15 jul. 2020.

CATRACA LIVRE. Faça um tour virtual pelos museus mais icônicos dos EUA. Catraca Virtual. 2020. Disponível em: https://catracalivre.com.br/viagem-livre/faca-um-tour-virtual-pelos-museus-mais-iconicos-dos-eua/. Acesso em: 25 jun. 2020.

DECLOEDT, C. Caixa já pagou 179 milhões em auxílio emergencial, diz Pedro Guimarães. UOL Notícias. Disponível https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2020/08/27/caixa-ja-pagou-r-179-bi-em-auxilio-emergencial-dizguimaraes.htm#:~:text=A%20Caixa%20Econ%C3%B4mica%20Federal%20j%C3%A1,presidente%20do%20banco%2C%20Pedro%20Guimar%C3%A3es. Acesso em: 28 ago. 2020.
O ESTADO DE SÃO PAULO. Spotify tem aumento de assinantes além do esperado durante a pandemia. Caderno Link. 2020. Disponível em: https://link.estadao.com.br/noticias/empresas,spotify-tem-aumento-de-assinantes-alem-do-esperado-durante-a-pandemia,70003287092. Acesso em: 27 jul. 2020.

DECODE, BTG Pactual. O Legado da Quarentena para o Consumo. Mai. 2020. Disponível em: https://lp.decode.buzz/legado-da-quarentena-consumo. Acesso em: 20 jun 2020.

FGV (Fundação Getúlio Vargas) – FGV Projetos. Relatório sobre os impactos econômicos da COVID-19 – Economia Criativa. 2020. Disponível em https://fgvprojetos.fgv.br/artigos/impactos-economicos-da-covid-19-economia-criativa-julho-2020. Acesso em: 09 ago. 2020.

FOIS-BRAGA, H.; BRUSADIN, L. B. Entre as solidões da casa e do mundo: recolhimentos e acolhimentos domésticos de si e dos outros em época de Covid-19. Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território, v. 8, n. 14, p. 44 - 54, 29 jun. 2020.

FURCERI, D. F.; LOUNGANI, P.; OSTRY, J. D. Como as pandemias deixam os pobres mais pobres. Fundo Monetário Internacional (FMI), 2020. Disponível em: https://www.imf.org/pt/News/Articles/2020/05/11/blog051120-how-pandemics-leave-the-poor-even-farther-behind#author1. Acesso em: 28 ago. 2020.

G1. De quarentena por novo coronavírus moradores de cidades da Itália cantam nas janelas. Globo.com. Mundo. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/03/13/de-quarentena-por-novo-coronavirus-moradores-de-cidades-da-italia-cantam-nas-janelas-veja-video.ghtml. Acesso em: 20 jul. 2020.

GODOY, D. Netflix ganha 16 milhões de assinantes. no primeiro trimestre com covid-19. Revista Exame. 2020. Disponível em: https://exame.com/negocios/netflix-ganha-16-milhoes-de-assinantes-no-primeiro-trimestre-com-covid-19/. Acesso em: 20 jul. 2020.

HARARI, Y. N. Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes a humanidade. Ebook: Breve Companhia, 2020. Disponível em: https://www.amazon.com.br/batalha-coronav%C3%ADrus-l%C3%ADderes-humanidade-Companhia-ebook/dp/B086H52P1N. Acesso em: 05 ago. 2020.

IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua 2018: acesso a Internet e a Televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal – análise dos resultados, 2018. Disponível em https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9171-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-mensal.html?edicao=26737&t=downloads. Acesso em: 08 ago. 2020.

______. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Covid-19 – julho 2020a. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/d9eac24c56cd44240d7689600048ccd8.pdf. Acesso em: 28 ago. 2020.

______. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD Covid-19 – Indicadores de Trabalho, 2020b. Disponível em: https://covid19.ibge.gov.br/pnad-covid/. Acesso em: 28 ago. 2020.

JOHN HOPKINS UNIVERSITY (JHU CCA). COVID-19 Dashboard. 2020. Disponível em https://www.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b4e9ecf6. Acesso em: 13 abr. 2020.

LORRAN, T. Seis em 10 brasileiros estão em home office. Jornal Metrópole. 2020. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/economia-br/seis-em-10-brasileiros-estao-em-home-office-registra-pesquisa. Acesso em: 09 ago. 2020.

LIPOVETSKY, G. A sociedade da decepção. Barueri: Manole, 2007.

MARCELLINO, N. C. Estudos do Lazer: uma introdução. 4. ed., Campinas: Autores Associados, 2006.

______. Política de Lazer: mercadores ou educadores? Os cínicos bobos da corte IN: MARCELLINO, N. C. (Org.). Políticas Públicas de Lazer. Campinas: Editora Alínea, 2008, p. 21-42.

MELO, A. Brasileiro compra mais eletrodomésticos na quarentena. Valor Investe. Disponível em: https://valorinveste.globo.com/objetivo/gastar-bem/noticia/2020/04/17/em-casa-brasileiro-compra-mais-eletrodomesticos.ghtml. Acesso em: 15 jul. 2020.

MERCADO E CONSUMO. Brinquedos e jogos registram alta no e-commerce durante a pandemia. 2020. Disponível em: https://www.mercadoeconsumo.com.br/2020/05/06/brinquedos-e-jogos-registram-alta-no-e-commerce-durante-a-pandemia/. Acesso em: 25 jun. 2020.

MOTOMURA, O. Reflexões OM (2) sobre como estamos vivendo hoje. Disponível em: https://amana-key.com.br/webinar-aberto-amana-key-mar-20/. Acesso em: 30 mar. 2020.

RENNE, M. 30 museus virtuais para você visitar sem sair de casa. Melhores Destinos. 2020. Disponível em: https://www.melhoresdestinos.com.br/museus-virtuais.html. Acesso em: 27 jul. 2020.

RIBEIRO, C. Pandemia de Covid-19 aumenta interesse dos brasileiros em jardinagem e horta urbana. Revista Globo Rural. 2020. Disponível em: https://revistagloborural.globo.com/Colunas/Cassiano-Ribeiro/noticia/2020/06/pandemia-de-covid-19-aumenta-interesse-dos-brasileiros-em-jardinagem-e-horta-urbana.html. Acesso em: 28 jul. 2020.

RIBEIRO, F. Globoplay tem 2,5 vezes mais assinantes durante a pandemia do que em 2019. Canal Tech. 2020. Disponível em: https://canaltech.com.br/entretenimento/globoplay-tem-25-vezes-mais-assinantes-durante-a-pandemia-do-que-em-2019-166725/. Acesso em: 27 jul. 2020.

SANTOS, B. de S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

SÃO PAULO, Governo do Estado – Secretaria de Turismo. Boletim de impactos do COVID-19 no Turismo, 2020a. Disponível em https://www.turismo.sp.gov.br/publico/include/download.php?file=433. Acesso em: 09 ago. 2020.

______. SEADE. São Paulo contra o novo coronavírus. Boletim Completo. 2020b. Disponível em: https://www.seade.gov.br/coronavirus/. Acesso em: 20 jul. 2020.

______, Governo do Estado, Secretaria de Turismo. Mutirão do Turismo. 2020c. Disponível em: https://mutiraodoturismo.com.br/. Acesso em: 09 ago. 2020.

______, Governo do Estado. Plano São Paulo. 2020d. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/. Acesso em: 27 jul. 2020.

SCHELLER, F. Consumo de vinhos sobe 72% no 2º. Trimestre e atinge máxima histórica na quarentena. O Estado de São Paulo. Caderno Economia & Negócios. 2020. Disponível em: https://economia.estadao.com.br/blogs/fernando-scheller/consumo-de-vinhos-sobe-72-no-2o-trimestre-e-atinge-maxima-historica-na-quarentena/. Acesso em: 04 ago. 2020.

SEVERINO, J. A. Metodologia de Trabalho Científico. 23. ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2007.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2013.

Published

2020-09-30

How to Cite

Clemente, A. C. F., & Stoppa, E. A. (2020). Domestic Leisure in Covid 19 Pandemic Times. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 23(3), 460–484. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.25524

Issue

Section

Artigos Originais