A Importância da Formação para o Lazer nas Escolas Municipais no Bairro Uberaba, Curitiba-PR

Autores

  • Felipe Sobczynski Gonçalves Prefeitura Municipal de Curitiba
  • Emília Amélia Pinto Costa Rodrigues Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Simone Rechia Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.36295

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Educação, Espaço

Resumo

O objetivo da pesquisa foi compreender quais as vivências ou experiências que crianças estudantes das Escolas Municipais Marumbi, Michel Khury, Maria Marli e Rachel Mader, que fazem parte do perímetro do Projeto Vila Sustentável (PVS), possuem em relação aos espaços públicos de lazer e quais eram as principais atividades realizadas por elas nesses espaços. Foi aplicado um questionário com 355 crianças. As categorias de análises foram: quais as praças que as crianças frequentavam; diferentes formas de uso e apropriação das praças; brincar na praça e na rua. A partir dos questionários realizados e das conversas com as crianças, percebemos que elas têm anseios por diferentes atividades de lazer, porém ainda não têm autonomia para se apropriarem dos diferentes espaços públicos, pois são muito novas e ainda dependem dos pais para usufruírem desse direito em sua essência.

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Publicado

2021-09-27

Como Citar

Gonçalves, F. S., Rodrigues, E. A. P. C., & Rechia, S. (2021). A Importância da Formação para o Lazer nas Escolas Municipais no Bairro Uberaba, Curitiba-PR. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 24(3), 142–159. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.36295

Edição

Seção

Artigos Originais