Jogos Eletrônicos, E-Sports e Educação Física

Aproximações e Distanciamentos

Autores

  • Bruna Santana Anastácio Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) https://orcid.org/0000-0002-5631-0070
  • Gabriel Almeida Savonitti Universidade de São Paulo (USP)
  • Marcelo Alberto de Oliveira Universidade de São Paulo (USP)
  • Rafael Carvalho da Silva Mocarzel Universidade do Porto (UP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.39115

Palavras-chave:

Jogos, Jogos eletrônicos, E-sports, Educação Física

Resumo

Os jogos eletrônicos, os eSports e a Educação Física vêm se aproximando nos últimos tempos consideravelmente, na medida em que a tecnologia avançou e o corpo humano se estendeu às telas de computador. Para tanto, indaga-se: Quais seriam suas possíveis relações? O estudo teve como objetivo geral discutir as possíveis aproximações, distanciamentos e relações entre os eSports, jogos eletrônicos e a Educação Física, além de contextualizar esses fenômenos e discorrer sobre as relações entre Educação Física e o mercado desportivo. A pesquisa é de natureza qualitativa, utilizando a revisão narrativa de literatura. Foram encontradas algumas aproximações dos eSports com o campo da Educação Física, evidenciando que os eSports estão em crescente ascensão e alcançam grandes níveis de popularidade e, além disso, envolvem uma atmosfera de jogadores, atletas, espectadores, times, treinamentos, patrocinadores e altos valores financeiros.

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Publicado

2022-04-04

Como Citar

Anastácio, B. S., Savonitti, G. A., Oliveira, M. A. de, & Mocarzel, R. C. da S. (2022). Jogos Eletrônicos, E-Sports e Educação Física: Aproximações e Distanciamentos. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 25(1), 459–486. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.39115

Edição

Seção

Artigos de Revisão