Lazer, Juventude e Álcool

Uma Análise das Promoções e Eventos Dirigidos ao Público Jovem

Autores

  • Rodrigo Trevisan Brunelli Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Liana Abrao Romera Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Nelson Carvalho Marcellino Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2013.652

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Adolescente, Bebidas Alcoólicas

Resumo

Objetiva-se, neste artigo, analisar o oferecimento de bebidas alcoólicas em material impresso de festas e eventos voltados para o público jovem. O trabalho foi realizado com a combinação de pesquisa bibliográfica e documental, sendo considerados documentos os folders de divulgação de festas dirigidas ao público jovem, foram recolhidos 103 folders de modo aleatório na cidade de Piracicaba SP e região. Os resultados obtidos demonstram que os recursos midiáticos utilizam-se dos apelos das imagens e oferecem bebidas alcoólicas como recurso argumentativo, cujo propósito é seduzir os jovens, interferindo nas escolhas de suas vivências de lazer, incorporando estes mundos virtuais de signos, a partir de consumo dos produtos e serviços divulgados. Assim, percebemos que: os espaços ofertados para o lazer dos jovens estão permeados pela lógica capitalista; o lazer é colocado pela sociedade como ocasião de consumo; o espaço para o lazer também é visto como espaço de consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BETTI, M. A janela de vidro: esporte, televisão e educação física. Campinas: Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educação, 1997.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente – Secretaria Especial dos Direitos Humanos; Ministério da Educação, Assessoria de Comunicação Social. Brasília: MEC, ACS, 2005.

CORTI, A; SOUZA, R. Diálogos com o mundo juvenil: subsídios para educadores. São Paulo: Ação Educativa, 2004.

FERNANDEZ, R. Medios de comunicación en masa: su influencia en la sociedad y en la cultura contemporánea. Madrid: Siglo XX, 1989.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 2005.

JOLY, M. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 1996.

MARCELLINO, N.C. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas: Autores Associados, 1996.

MARCELLINO, N.C. Lazer e educação. 2. ed. Campinas: Papirus, 1990.

MARTINS, R. A. Uso de álcool, intervenção breve e julgamento sócio-moral em adolescentes que bebem excessivamente. 2006. Tese (Livre-Docência em Psicologia da Educação) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2006.

PINSKY, I. (Org.). Publicidade de bebidas alcoólicas e os jovens. São Paulo: Fapesp, 2009.

ROLNIK, Sueli. Geopolítica da cafetinagem. 2006. Disponível em: http://www4.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/Geopolitica.pdf: Acesso em: 14 jun. 2010.

ROMERA, L. A. Juventude, lazer e uso abusivo de álcool. 2008. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação Física da Unicamp, Campinas, 2008.

________. Lazer e Bebidas: a publicidade de cerveja e as festas universitárias. World Leisure Congress. Italia: Rimini, 2012.

SPOSITO, M. Algumas reflexões e muitas indagações sobre as relações entre juventude e escola no Brasil. In: ABRAMO, H.; BRANCO, P. P. (Org.). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Instituto da Cidadania/Fundação Perseu Abramo, 2005.

Downloads

Publicado

2013-06-20

Como Citar

Brunelli, R. T., Romera, L. A., & Marcellino, N. C. (2013). Lazer, Juventude e Álcool: Uma Análise das Promoções e Eventos Dirigidos ao Público Jovem. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 16(2). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2013.652

Edição

Seção

Artigos Originais