Jogando na Era da Convergência

Notas sobre a Produção Cultural Eletrolúdica no Ciberespaço

Autores

  • Gilson Cruz Junior Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2013.669

Palavras-chave:

Jogos e Brinquedos, Jogos de Video, Atividades de Lazer

Resumo

Este trabalho socializa alguns dos resultados de uma pesquisa de mestrado, na qual foram discutidas as relações existentes entre jogos digitais e cultura participativa, mediante um estudo de caso sobre a comunidade virtual UOL Jogos. Partindo do cenário da convergência, identifica algumas das experiências construídas por jogadores em diferentes domínios do ciberespaço, refletindo sobre as suas potencialidades em termos de produção cultural através das mídias. Metodologicamente, opera de acordo com os pressupostos da etnografia de prática arqueológica, abordagem cuja interpretação das culturas se baseia em rastros e vestígios materiais. Por fim, buscando o enriquecimento das comunidades virtuais de jogadores como circunstâncias fecundas de lazer, ressalta a importância de incluir e fomentar novas competências na formação dos sujeitos, com vistas à sua plena preparação para os desafios e oportunidades presentes na cultura dos games.

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Publicado

2013-12-20

Como Citar

Cruz Junior, G. (2013). Jogando na Era da Convergência: Notas sobre a Produção Cultural Eletrolúdica no Ciberespaço. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 16(4). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2013.669

Edição

Seção

Artigos Originais